Ceará volta a registrar queda na taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2018

6 de dezembro de 2018 - 10:38

A Taxa de Desocupação no Estado do Ceará voltou a registrar queda no terceiro trimestre de 2018. Depois da máxima atingida no primeiro trimestre de 2017, a Taxa de Desocupação caiu continuamente, não obstante o aumento primeiro trimestre deste ano, vindo a registrar 10,6 por cento neste terceiro trimestre de 2018. A retomada da atividade econômica, iniciada desde o primeiro trimestre de 2017, tem elevado o tamanho da Força de Trabalho, o que acaba reduzindo em um ritmo mais lento a Taxa de Desocupação. Nesses termos, trabalhadores fora do Mercado de Trabalho tendem a se incorporar na Força de Trabalho ao seguir na mesma direção do Ciclo Econômico.

Do terceiro trimestre de 2017 ao terceiro trimestre de 2018 houve um influxo de 145 mil pessoas que entraram na Força de Trabalho. Esse contingente de pessoas deixou a condição de Fora da Força de Trabalho e elevaram a Taxa de Participação seja na condição de ocupação ou desocupação. A constatação está no Termômetro do Mercado de Trabalho – 3º Trimestre de 2018/ Número 05 – que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do  Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), tendo como autor Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas, e como colaborador Aprígio Botelho, assessor Técnico do instituto.

Clique aqui e acesse o Termômetro do Mercado de Trabalho – 3º Trimestre 2018 – edição nº 05.