Programa de combate à vulnerabilidade social desenvolvido pelo Governo do Paraná é apresentado ao Ipece

8 de novembro de 2018 - 15:00

Com o objetivo de conhecer detalhadamente o Programa Família Paranaense desenvolvido pelo Governo do Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds), uma equipe do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), tendo à frente o diretor Geral, professor Flávio Ataliba, está em Curitiba para participar de reuniões sobre o assunto. O Ipece é um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

Encontros também vão ser mantidos com direção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) do Paraná, que tem a função de estudar a realidade econômica e social do estado para subsidiar a formulação, e a execução, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas. Também viajaram o titular da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), João Mário de França, e Marília Rodrigues Firmiano, gerente de Estatística, Geografia e Informação (Gegin).

O Programa Família paranaense destina-se à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social no Paraná, integrando ações das áreas de assistência social, habitação, agricultura e abastecimento, trabalho, saúde, educação, esporte e lazer, segurança alimentar e nutricional, entre outras. A Seds, por meio da Unidade Técnica do Programa Família Paranaense (UTPFP), coordena a execução do Programa, que se estabelece com a parceria entre Governo do Estado e Municípios e por meio da articulação integrada de órgãos e instituições, em regime de cooperação mútua.

O Ipece planeja que esse conjunto de informações sejam utilizadas como subsídios, adaptando para a realidade e a focalização de políticas públicas para o estado do Ceará na formatação final do programa de Superação da Pobreza e Redução das Desigualdades Regionais no Estado do Ceará.

PROGRAMA

O público alvo do programa são famílias em situação de alta vulnerabilidade social, segundo Índice de Vulnerabilidades das Famílias – IVF/PR (Percentil75). Para definir as famílias em situação de alta vulnerabilidade social utiliza-se a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico). Nela é aplicado o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Paraná – IVF-PR, para medir a vulnerabilidade e elencar hierarquicamente as famílias, priorizando-as. São objetivos do Programa promover a melhoria das condições de vida e o protagonismo das famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de um conjunto de ações, serviços e benefícios planejados de acordo com a realidade de cada família e do território onde ela reside, e a integração entre as políticas públicas.

Também busca o Programa estabelecer diretrizes, orientar e assessorar os municípios para o acompanhamento familiar intersetorial; viabilizar cofinanciamento de ações, serviços e benefícios; fomentar a integração das políticas sociais de âmbito municipal, com vistas a promover, aprimorar e desenvolver ações e serviços intersetoriais voltados às famílias beneficiárias; promover a Busca Ativa, o Cadastramento e o Acompanhamento das Famílias em situação de vulnerabilidade social; contribuir para a autonomia das famílias, por meio da transferência de renda e da execução de projetos complementares, da qualificação profissional e do acompanhamento familiar intersetorial, e promover estudos, pesquisas e indicadores sobre as condições de vida das famílias e sobre a gestão dos serviços no Estado e nos municípios.