Ipece lança novo produto: Boletim Trimestral da Juventude

1 de novembro de 2018 - 12:33

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), acaba de lançar um novo produto: o Boletim Trimestral da Juventude, que tem como objetivo acompanhar os principais indicadores de educação e mercado de trabalho para a população cearense, na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Dois boletins, referentes ao primeiro e ao segundo trimestres de 2018, já podem ser acessados no www.ipece.ce.gov.br.
De acordo com o analista de Políticas Públicas Victor Hugo de Oliveira, autor do estudo, o documento fornece aos gestores públicos e sociedade civil informações sobre o desempenho da juventude quanto a frequência escolar, conclusão dos ciclos escolares, analfabetismo, média de anos de estudos, população jovem ativa no mercado de trabalho, desocupação, informalidade e médias salariais. O boletim trimestral explora os dados da Pesquisa por Amostra Domiciliar Contínua do IBGE, iniciada em 2012.
Os indicadores são calculados com periodicidade trimestral, o que permite observar flutuações ao longo do ano. Ele destaca que o documento também traz a quantificação dos jovens que não estudam e não trabalham, uma vez que tal condição representa uma importante vulnerabilidade social. “As variações de curto (um ano) e longo prazo (com relação ao ano inicial da série) são disponibiliza na análise dos indicadores” – ressalta.

Acesse os Boletins:

Boletim Trimestral da Juventude N01/2018