Analista do Ipece mostra importância do Proares para redução das desigualdades sociais

26 de junho de 2018 - 12:03

“O Proares no contexto da pobreza e desigualdade social no Ceará” é o tema da palestra que Jimmy Oliveira, analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), abordou, na manhã de hoje (26), no seminário de encerramento do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), no Hotel Mareiro. O evento teve como objetivo apresentar os resultados e metas do Programa no Ceará. De acordo com a STDS, o Proares II contabiliza a construção de 183 equipamentos sociais em 60 municípios cearenses, beneficiando 84.160 crianças e adolescentes.
Promovido pela STDS, por meio da Unidade de Gerenciamento do Proares II, o seminário reúne prefeitos e secretários de Assistência Social dos 60 municípios beneficiados, representantes do BID, e das secretarias Estaduais parceiras (Seduc, Sesporte, Seas, Secult e Seplag), do Unicef, Sine/IDT e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). A solenidade foi presidida pelo titular da STDS, Francisco Ibiapina, e o consultor do BID, Francisco Ochoa. A programação, iniciada às 09 horas, transcorre até às 17 horas. O Proares é de fundamental importância para melhorar as condições de vida e a inserção social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, bem como de seus familiares, além de fortalecer a capacidade de gestão estadual e municipal, principalmente na área social.

Obras sociais

“O Proares II é um dos maiores programas de reformas sociais do Ceará. Além de construir dezenas de equipamentos e qualificar a estrutura social nos municípios, o programa leva capacitação e promove o acesso e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas, sobretudo crianças, adolescentes e suas famílias, justamente nas comunidades mais carentes do Estado”, destaca o titular da STDS, Francisco Ibiapina. Executado nos últimos oito anos, o Proares II viabilizou a construção de 65 equipamentos esportivos para 36.450 crianças, 52 Centros de Educação Infantil (CEI) e duas Bibliotecas, para melhorar a educação de mais de 8.460 crianças; 21 Polos de Convivência Social garantindo mais cultura, esporte e capacitação profissional para 10.500 pessoas; 41 Centros de Referência daAssistência Social (Cras), trazendo mais bem-estar para 28.750 mil famílias.

Qualificação

Foram construídos, ainda, dois centros de atendimento socioeducativo: a Unidade Provisória Dr. Zequinha Parente, em Sobral – com capacidade para 40 adolescentes e proposta de atendimento regionalizado –, e a Unidade de Semiliberdade Mártir Francisca, em Fortaleza, um complexo com quatro casas, numa perspectiva de clima residencial, possibilitando o convívio familiar e participação dos adolescentes em atividades comunitárias. Além da construção e monitoramento de 183 equipamentos sociais, o Proares II garantiu a qualificação de centenas de técnicos e gestores estaduais e municipais, realizou seminários e oficinas e promoveu, com a participação das comunidades beneficiadas, planos de ação e atividades de inclusão social e inserção produtiva para jovens em risco social e pessoal.

Municípios beneficiados

Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Caririaçu, Catarina, Chaval, Choró, Croatá, Graça, Granja, Itapipoca, Itarema, Itatira, Madalena, Maranguape, Parambu, Saboeiro, Salitre, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Uruoca, Viçosa do Ceará, Aratuba, Aiuaba, Miraima, Quixelô, Pereiro, Paramoti, Tarrafas, Arneiroz, Ibaretama, Araripe, Morrinhos, Assaré, Cariré, Tamboril, Santana do Cariri, Ipueiras, Boa Viagem, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Martinópole, Santana do Acaraú, Massapê, Coreaú, Pires Ferreira, Caridade, Capistrano, Jardim, Palmácia, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Apuiarés, Campos Sales, Iguatu, Cariús, Mauriti, Pedra Branca eMonsenhor Tabosa.