Índice sobre gestão municipal elaborado pelo Ipece é publicado pelo Anuário do Ceará que vai ser lançado hoje

21 de junho de 2018 - 10:00

O Anuário do Ceará 2018-2019 vai ser lançado hoje (21), no Centro de Eventos do Ceará, às 20 horas, na abertura do Festival Vida&Arte. A publicação apresenta em 11 capítulos informações econômicas, políticas, sociais, geográficas e culturais do Estado. Nesta edição, que conta com conteúdo exclusivo sobre gestão dos municípios, são destaques os 90 anos do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) e o Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O ICGM Anuário-Ipece faz o ranking das 184 gestões municipais do Estado.

De acordo com diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, o ICGM elaborado pelo Instituto faz uma análise comparativa dos municípios cearenses abordando as dimensões relativas à gestão fiscal, planejamento, resultado e eficiência, normalmente utilizadas na formulação de índices visando avaliar o desempenho da gestão pública dos municípios. Com isso – observa – é possível analisar o ranking dos municípios cearenses nas diferentes dimensões de forma integrada, criando subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal. Ele ressalta que o ICMG é útil para os gestores municipais por trazer informações que podem auxiliar a governança pública e para a sociedade, por disponibilizar dados sobre os municípios cearenses, contribuindo para uma maior integração entre o governo e a população.

Com mais de 140 anos de existência, Anuário do Ceará é a mais antiga publicação do Estado em circulação. A edição 2002 marcou a completa reformulação editorial e gráfica do livro, até o ano passado sob o comando do jornalista Fábio Campos.  Neste período de 2018-2019, passou a ter à frente o jornalista Jocélio Leal, enquanto editor-geral, e Joelma Leal como editora-executiva.  Jocélio destaca o lançamento do ICGM como um marco para as gestões públicas do Ceará. Para ele, ao estabelecer critérios técnicos elaborados pelo Ipece, o Anuário inaugura uma nova Era na avaliação. “Em uma sociedade cada vez mais escolarizada e com mais acesso à informação, o Anuário e o Ipece oferecem esta munição valiosa”, afirma.