Encontro em Manaus debate elaboração das contas regionais

8 de junho de 2018 - 11:40

Com o objetivo de debater o futuro das estatísticas oficiais e os registros administrativos, temática que deve possibilitar a discussão dos novos desafios inerentes ao Projeto de Elaboração das Contas Regionais do Brasil, a partir da identificação de metodologias para aplicação dos dados dos documentos fiscais eletrônicos e demais registros administrativos em pesquisas e procedimentos ligados à elaboração dos produtos de estatística oficiais, está sendo realizado, em Manaus (Amazônia) o “Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte”.

O evento, que é uma parceria pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começou no último dia 5 e termina hoje, no auditório da Suframa. O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) está participando do encontro, sendo representado pela assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. O evento conta com a participação do superintendente da Suframa, Appio Tolentino; o presidente do IBGE, Roberto Ramos, o diretor de geografia do instituto, Cláudio Stenner, a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis, e o coordenador de Contas Regionais, Frederico Cunha.

“Com base nas informações já levantadas e analisadas pelas equipes da SUFRAMA e do IBGE será possível realizar diversos diagnósticos, como quantificar o valor bruto da produção, o consumo intermediário, a adição de valor e outras variáveis macroeconômicas relacionadas à economia regional, cujos resultados servem para subsidiar as políticas setoriais para o desenvolvimento de cada Estado”, destacou Appio Tolentino. O diretor de geografia do IBGE apresentou, durante o evento, diversos exemplos de aplicação de dados dos registros administrativos, como índices de preços e de volume, estimativa de renúncia fiscal, proposta de inclusive na estimativa do relacionamento de rede das cidades brasileiras.

As Contas Regionais representam um subconjunto do Sistema de Contas Nacionais que propicia a mensuração de importantes variáveis macroeconômicas de maneira regionalizada, por Unidade da Federação e por Município brasileiro. A atividade de elaboração padronizada das Contas Regionais surgiu em 1996 a partir de um Congresso promovido pelo IBGE com participação de vários Estados, em que se decidiu pela forma participativa e colaborativa por meio da cooperação de todos os Estados e do Distrito Federal. A adesão da Suframa ao processo, formalizada em 1998, permitiu o levantamento de dados voltados especificamente aos Estados da Amazônia Ocidental e Amapá.