Radar

 

Radar do Comércio

O Radar do Comércio divulga mensalmente informações relativas ao desempenho das vendas no comércio varejista e varejista ampliado cearense, permitindo uma análise comparativa com o país e com os demais estados e também para diferentes atividades econômicas. O referido documento tem periodicidade de divulgação mensal e defasagem de dois meses. A atualização das informações segue o calendário de divulgação dos dados pelo IBGE.

 

Radar do Comércio Exterior

O Radar do Comércio Exterior publicado mensalmente pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE tem por objetivo disponibilizar informações relativas à evolução das principais variáveis do comércio exterior cearense. Dessa forma, mais uma vez o IPECE vem contribuindo com toda a sociedade local, ajudando principalmente os agentes que procuram informações de qualidade, tempestivas e seguras para a tomada de decisões.

 

Radar do Emprego Celetista

O Radar do Emprego Celetista divulga mensalmente informações sobre o mercado de trabalho formal cearense utilizando dados do Novo CAGED do Ministério do Trabalho. O citado documento sintetiza os principais resultados para o Ceará, evidenciando comparações com outras unidades da federação. A atualização das informações segue o calendário de divulgação dos dados pelo referido Ministério.

 

Radar da Indústria

O Radar da Indústria divulga mensalmente informações relativas ao desempenho da produção industrial cearense comparando com outras variáveis das mais variadas fontes. O referido documento tem periodicidade de divulgação mensal e defasagem de dois meses. A atualização das informações segue o calendário de divulgação dos dados pelo IBGE.

 

Radar da Inflação

O Radar da Inflação apresenta a evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Brasil com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Radar de Serviços

O Radar de Serviços apresenta a evolução do setor de serviços e seus principais cinco segmentos do Estado do Ceará e do Brasil com base na Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) a partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Radar do PIB Cearense pela Ótica da Produção

O Radar do PIB Cearense pela ótica da produção (série disponível a partir de 2002) apresenta a evolução do valor corrente do PIB (Brasil, Nordeste e Ceará), além de uma série de outros indicadores, a saber: variação real anual do PIB cearense, nordestino e nacional; evolução da participação nacional e regional do PIB cearense; variação real anual do valor adicionado bruto das grandes atividades econômicas (Agropecuária, Indústria e Serviços); evolução da participação dessas mesmas atividades no VAB cearense e, por fim, a evolução das participações dessas atividades nas mesmas atividades no âmbito regional e nacional, tudo isso para o período dos últimos cinco anos. A base de dados utilizada na elaboração desse produto é o Sistema de Contas Regionais (SCR) disponível no site do IBGE.

 

Radar do PIB Cearense pela Ótica da Renda

O Radar do PIB Cearense pela ótica da renda (série disponível a partir de 2010) mostra o PIB como resultado da soma da remuneração dos fatores de produção, isto é, remuneração dos empregados, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto, mais o total dos impostos, líquidos de subsídios, sobre a produção e importação. O referido produto apresenta a evolução das participações de cada um desses componentes no valor corrente do PIB cearense para os últimos cinco anos. A base de dados utilizada na elaboração desse produto é o Sistema de Contas Regionais (SCR) disponível no site do IBGE.

 

Radar do PIB Municipal

O Radar do PIB Municipal fornece uma síntese do desempenho municipal da economia cearense por períodos a partir das participações do Valor Adicionado Bruto (VAB) de cada atividade no VAB total de cada município. Assim, é possível evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do território estadual.