Diretoria de Estudos de Gestão Pública

Apresentação

A Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) tem como proposta básica analisar, em uma perspectiva estratégica, aspectos diversos relacionados à gestão, às finanças e às políticas públicas. Por meio de estudos, pesquisas e assessorias, procura-se difundir avanços, conhecimentos e experiências bem sucedidas e, também, realizar diagnósticos e propostas diferenciadas para os principais problemas enfrentados pelo Governo do Estado e pelos municípios cearenses visando, em última instância, contribuir para o progresso do Ceará e para a melhoria da qualidade de vida de sua população.

Competência

Compete à Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) a gestão e o desenvolvimento das seguintes áreas de atividades:

I – Estudos e diagnósticos; sobre as condições e o desempenho da gestão e das políticas públicas do Governo do Estado;

II – Assessorias técnicas nas áreas de gestão e políticas públicas.

Produtos

Boletim de Gestão Pública

Este produto é composto por artigos sintéticos, sejam descritivos ou analíticos com base em estudos produzidos por técnicos do IPECE e ou convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará, de instituições de ensino e pesquisa ou de outras organizações, com o objetivo principal de difundir inovações, melhores práticas e avanços na área de gestão, políticas públicas, sejam elas locais, estaduais, nacionais ou internacionais. Periodicidade: Trimestral.

Farol da Economia Cearense

Este produto tem como objetivo apresentar indicadores econômicos e sociais do Ceará, bem como acerca do cenário macroeconômico nacional e internacional, disponibilizando dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias brasileira e do Ceará. Periodicidade: Trimestral.

Índice Comparativo de Gestão Municipal – ICGM

Este produto apresenta um índice composto por quatorze indicadores, que disponibilizam informações comuns a todos os 184 municípios. A partir dele é possível analisar o Ranking dos municípios cearenses, o que fornece subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal, bem como orientar o governo do Estado em estratégias e políticas, no sentido de apoiar os municípios. Periodicidade: Anual.

Enfoques

Tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense, contribuindo para a disseminação, de forma objetiva, do conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Ceará. Sem periodicidade definida.

Informes

Visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos. Sem periodicidade definida.

Notas Técnicas

Tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, detalhando a metodologia empregada para análise de temas de interesse do Estado do Ceará. Sem periodicidade definida.

Textos para Discussão

Tem como objetivo a divulgação de estudos elaborados ou coordenados por servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado. As conclusões, metodologia aplicada ou propostas contidas nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista ou o endosso do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, da Secretaria de Planejamento e Gestão ou do Governo do Estado do Ceará. Sem periodicidade definida.

Assessorias Técnicas

No caso da DIGEP, em articulação com a Diretoria-Geral do Ipece, tem por objetivo: (i) assessorar, o Governo Estadual na implementação, promoção e divulgação de políticas, programas e projetos de modernização da gestão pública e na implantação e difusão do Modelo de Gestão Pública para Resultados (GPR), e (ii) prestar assessoria técnica a outros Órgãos e Entidades da Administração Estadual, dos municípios e iniciativa privada, no que diz respeito à área de gestão e políticas públicas. Sem periodicidade definida.