Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas – CAPP

 

 

Sobre o CAPP/IPECE

 

O Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas – CAPP, possui o objetivo de desenhar, monitorar e avaliar programas de políticas públicas na esfera do Governo Estadual; O centro elabora avaliações executivas dos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP. Além disso respaldado pelo art. 2º do Decreto Nº 33.320 de 24 de outubro de 2019, o Centro subsidia a Gerência Executiva do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – GEF, em acordo com os critérios estabelecidos no decreto, contribuindo desta forma para a análise e avaliação dos projetos submetidos ao FECOP.

 
 

Atribuições

   
  • Disseminar a importância da avaliação das políticas públicas no estado do Ceará;

     
  • Ajudar as secretarias, órgãos e entidades a desenhar, monitorar e avaliar os principais programas no Governo do Estado do Ceará, assim como aqueles frutos de instrumentos de cooperação com os demais entes da Federação e entidades privadas;

     
  • Capacitar os gestores públicos e técnicos com metodologias de avaliação;

     
  • Fortalecer a integração com a comunidade científica local e nacional, com a finalidade de proporcionar a troca de informações e o acesso mais rápido à base de dados disponíveis;

     
  • Propor a realização de acordos, convênios, ajustes e outros instrumentos congêneres com instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, que tenham como objetivo a avaliação de impacto das políticas públicas;

     
  • Realizar avaliação ex post aprofundada de projetos de investimento;

     
  • Explorar e analisar dados geossocioeconômicos do Estado;

     
  • Analisar e avaliar projetos submetidos à Gerência Executiva do FECOP

     
 

Colaboradores

 

Coordenador do CAPP

 

Ricardo Antônio de Castro Pereira

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC e Doutor em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ). É professor associado do Departamento de Teoria Econômica da UFC e do CAEN/UFC.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079227739945692

Coordenador de Pesquisa em Avaliação

 

Vitor Hugo Miro Couto Silva

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do CAEN/Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia Agrícola/ Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER/UFC) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia do CAEN.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332657654400413

Cientista Chefe de Dados

 

José Soares de Andrade Júnior

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da UFC (nível 7 na avaliação da CAPES) e Bolsista de Pesquisa do CNPq Nível 1A. Ocupa atualmente o cargo de Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes complexas, teoria da percolação, fractais, fenômenos críticos e transições de fase, fenômenos de transporte em sistemas irregulares e desordenados, dinâmica de fluidos computacional, difusão e escoamento em meios porosos, fisiologia pulmonar, fragmentação, formação de fraturas e ciência das cidades. Até o presente momento, orientou 16 teses de doutorado e 12 dissertações de mestrado. Participa do Corpo Editorial de 6 periódicos científicos internacionais indexados, nomeadamente, Fractals, International Journal of Modern Physics C (IJMPC), Applied Network Science, Frontiers in Interdisciplinary Physics, Plos One (Channel Editor for Complexity) e Physical Review Applied (APS). Proferiu palestras como Invited Speaker em 31 congressos internacionais. Coordena e coordenou vários projetos de pesquisa, entre os quais 2 projetos PRONEX financiados pelo CNPq e FUNCAP. Atuou como Membro Titular do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq (2007-2009). Foi Pesquisador Visitante (Visiting Scholar) na Boston University, EUA (2000-2001), e Professor Visitante (Gastprofessor) no ETH-Zurique, Suíça, em 2010. Ao longo de sua carreira, publicou 213 artigos científicos em periódicos indexados, entre os quais 1 Nature, 1 Nature Physics, 1 Nature Communications, 6 PNAS, 1 Physical Review X, 26 Physical Review Letters, 15 Scientific Reports e 57 Physical Review E. Publicou também 17 trabalhos completos de anais de congressos em periódicos indexados. Todos estes trabalhos acumularam um total de 5298 citações na Web of Science e 8057 citações no Google Scholar. O seu índice h é atualmente igual a 37 na Web of Science e 46 no Google Scholar.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711030043086711

Pesquisadores

 

Celina Santos de Oliveira

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB (2017). Mestre em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste pela Universidade Federal do Ceará - CAEN/UFC (2012). Graduada em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de Trabalho, Economia Internacional, Equação Gravitacional, Interação Social e Modelos Multiníveis, Micro e Pequenas Empresas. Tem experiência em dados do tipo Big Data com SparkR.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1912542305814720

Cesar Ivan Nunes Sampaio Filho

Graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Física, com ênfase em modelos econofísicos baseados em agentes, relações de escala, transições de fase de não equilíbrio e modelagem em grafos regulares e aleatórios.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661396709842415

Francisca Zilania Mariano Soares

Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2009), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/2777447056622692

Guaracyane Lima Campelo

Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza, crescimento econômico, capital humano, métodos quantitativos e avaliação de políticas. Atualmente é Professora Adjunto CIII dos cursos de Ciências Econômicas e de Finanças da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9225005326955539

Humberto de Andrade Carmona

Graduação graduação em pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1992) , doutorado na Universidade de Nottingham na Inglaterra (1996) e recentemente fez um estágio de pós-doutorado na Escola Politécnica Federal da Suíça em Zurique. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte Eletrônicos e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas, atuando principalmente nos seguintes temas:fragmentação por impacto, fratura, caracterização ótica de semicondutores; transporte eletrônico em nanoestruturas semicondutoras, tendo também interesse em informática educativa, particularmente para tratar concepções alternativas em física.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7131786373023294

Marcio Maciel Bastos

Graduação em Engenharia de Combate pela Academia Militar das Agulhas Negras (2009), graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2016) e mestrado em Modelagem Matemática da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (2018). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inferência Bayesiana, Epidemiologia, Sistemas Complexos, Data Science e Machine Learning.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796268490215918

Natália Cecília de França

Graduação em economia pela Faculdade IBMEC/MG. Mestre em economia no Programa de Pós-graduação em Economia - CAEN/UFC. Doutora em economia - CAEN/UFC. Tem interesse em Microeconometria com ênfase em crescimento econômico e métodos estatísticos e quantitativos aplicados.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022477712088920

Ricardo Brito Soares

Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1996 e 1999, respectivamente), e doutorado em Economia pela University of New Hampshire - EUA (2006). Atualmente é professor adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará e do Curso de Pós-Graduação em Economia -CAEN desta mesma universidade.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439089390333822

Rilder de Sousa Pires

Graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará(2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará(2013) e doutorado em Pós Graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará(2017). Atualmente é Cientista de Dados Jr. do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Atuando principalmente nos seguintes temas:Modelo Pilha de Areia, Difusão Singular, Percolação, Invariância de Escala, Sistemas Complexos.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214634077827179

Thaisa França Badagnan

Graduação em matemática aplicada e computacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atualmente, leciona para os cursos de Ciências Econômicas e Finanças da Universidade Federal do Ceará.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/0562242273435348

Wagner Rodrigues de Sena

Graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física Estatística, com ênfase em redes complexas, percolação, maximização de entropia, tratamento e análises de dados.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1056694712524259

Acordos de Cooperação

 
 

Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /FUNCAP

Objetivo: A partir deste acordo de cooperação institui-se no IPECE o programa Cientista Chefe, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação. Cada equipe é coordenada por um cientista chefe, definido segundo critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses. O Cientista Chefe do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) é: José Soares de Andrade Professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (nível 7 na avaliação da CAPES) e bolsista de pesquisa do CNPq Nível 1A.
Vigência: 15/05/2018 a 14/05/2021 publicado no DOE em 14/06/2018.

   

Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Objetivo: Transferência de informações, conhecimentos e técnicas para a realização de análise de dados e avaliação de programas de políticas públicas na esfera do Governo do Estado do Ceará.
Vigência: 15/05/2018 a 14/05/2021 publicado no DOE em 16/07/2018.

   

Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE/DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA RICE UNIVERSITY

Transferência de informações, conhecimentos e técnicas para a realização de análise de dados e avaliação de programas de políticas públicas na esfera do Governo do Estado do Ceará. O objeto consiste em fornecer mecanismos, através da avaliação e monitoramento de programas de combate à pobreza desenvolvidos pelo Governo do Estado do Ceará.
Vigência: 01/10/2018 a 30/11/2021.

   

Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE/SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

Objetivo: Transferência de informações, conhecimentos, metodologias e técnicas para a realização de análise de dados e avaliação de programas de políticas públicas na esfera do Governo do Estado do Ceará.
Vigência: 05/12/2018 a 04/12/2021.

Legislação

 

PORTARIA 13/2018, publicada no DOE, Nº 047 de 09 de março de 2018 - Constitui e designa o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) no âmbito do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e dá outras providências.

DECRETO Nº 33.320, de 24 de outubro de 2019, publicado no DOE, Nº 205, Caderno 1, de 29 de outubro de 2019 – Estabelece procedimentos para encaminhamentos de projetos à Gerência Executiva do FECOP – GEF, e institui critérios para análise e avaliação de projetos, para fins de deliberação do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social – CCPIS, e dá outras providências.