Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas – CAPP

Criação: Portaria Nº 13/2018, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 09 de março de 2018;

Objetivo: Desenhar, monitorar e avaliar programas de políticas públicas na esfera do Governo Estadual;

O Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas – CAPP, possui o objetivo de desenhar, monitorar e avaliar programas de políticas públicas na esfera do Governo Estadual. Na área de Avaliação de Políticas Públicas, o Centro realiza anualmente, avaliações executivas dos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP. Além de subsidiar a Gerência Executiva do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – GEF, a partir dos critérios estabelecidos no Decreto Nº 33.320 de 24 de outubro de 2019, contribuindo desta forma para avaliação ex ante dos projetos submetidos ao FECOP.

Na área de Análise de Dados e a partir do acordo de cooperação com a Funcap, o centro abriga o programa Cientista Chefe de Dados, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores da física estão trabalhando em conjunto com Ipece para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação. Cada equipe é coordenada por um cientista chefe, definido segundo critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses.

Objetivos

– Disseminar a importância da avaliação das políticas públicas no estado do Ceará;

– Ajudar as secretarias, órgãos e entidades a desenhar, monitorar e avaliar os principais programas no Governo do Estado do Ceará, assim como aqueles frutos de instrumentos de cooperação com os demais entes da Federação e entidades privadas;

– Capacitar os gestores públicos e técnicos com metodologias de avaliação;

– Fortalecer a integração com a comunidade científica local e nacional, com a finalidade de proporcionar a troca de informações e o acesso mais rápido à base de dados disponíveis;

– Coordenar o processo de aferição estratégica do desempenho do estado do Ceará;

– Realizar avaliação ex post aprofundada de projetos de investimento;

– Explorar e analisar dados geossocioeconômicos do Estado.

– Analisar e avaliar projetos submetidos à Gerência Executiva do FECOP.

Projetos Desenvolvidos

1. Cientista-Chefe de Dados

Composta por uma equipe de Físicos objetiva propor técnicas avançadas e desenvolver novas ferramentas de análise que sejam capazes de caracterizar, através do cruzamento entre estes dados de naturezas distintas, as correlações intrínsecas existentes entre eles no tempo e no espaço, visando a detecção preditiva de comportamentos emergentes e/ou sincronizados, a caracterização das relações de causalidade e a determinação de medidas de resiliência interdependentes, com foco na proposição de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar comum na nossa sociedade.

2. Mineração de Análise de Dados Estaduais: Uma Visão Sistêmica

Tem como finalidade desenhar a infraestrutura de dados do Big Data Ceará, ou seja, criar métodos, técnicas e ferramentas computacionais que permitam o armazenamento e análise de dados de uma forma sistêmica e transversal. Composta por uma equipe de Cientistas da computação, se propõe a criar um repositório de dados que facilite a integração e/ou cruzamento de dados que, com o devido anonimato, possam apoiar os tomadores de decisão a definir políticas públicas com visões sistêmicas e transversais.

3. Pesquisas em Avaliação de Políticas Públicas

3.1. Enfrentamento da Pobreza no Estado do Ceará;

3.2. Eficiência da Gestão Pública do Ceará;

3.3. Importância do Setor Público no Desempenho das Empresas Exportadoras Cearenses.

4. Integração Ipece-Universidade de Apoio a Pesquisa

Viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa de estudantes de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Instituição de Ensino Superior para elaboração de monografia, dissertação e tese em estudos preferencialmente relacionados à análise e à avaliação de políticas públicas referentes a temas que sejam de interesse do Estado do Ceará.