Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas – CAPP

Criação: Portaria Nº 13/2018, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 09 de março de 2018;

Objetivo: Desenhar, monitorar e avaliar programas de políticas públicas na esfera do Governo Estadual;

O CAPP/IPECE, respaldado pelo Decreto 32.555/18, desenvolve a gestão do Projeto “Big Data Ceará”, que consiste na integração e processamento dos dados do Governo do Estado do Ceará em nuvem computacional, permitindo a elaboração de pesquisas no tocante ao desenho, avaliação e monitoramento das políticas do Estado do Ceará;

As áreas de atuação do Centro envolvem principalmente as avaliações de impactos econômicos e sociais de políticas públicas e de desempenho de gestão por resultados.

Objetivos

– Disseminar a importância da avaliação das políticas públicas no estado do Ceará;

– Ajudar as secretarias, órgãos e entidades a desenhar, monitorar e avaliar os principais programas no Governo do Estado do Ceará, assim como aqueles frutos de instrumentos de cooperação com os demais entes da Federação e entidades privadas;

– Capacitar os gestores públicos e técnicos com metodologias de avaliação;

– Fortalecer a integração com a comunidade científica local e nacional, com a finalidade de proporcionar a troca de informações e o acesso mais rápido à base de dados disponíveis;

– Coordenar o processo de aferição estratégica do desempenho do estado do Ceará;

– Realizar avaliação ex post aprofundada de projetos de investimento;

– Explorar e analisar dados geossocioeconômicos do Estado.

Projetos Desenvolvidos

1. Cientista-Chefe de Dados

Composta por uma equipe de Físicos objetiva propor técnicas avançadas e desenvolver novas ferramentas de análise que sejam capazes de caracterizar, através do cruzamento entre estes dados de naturezas distintas, as correlações intrínsecas existentes entre eles no tempo e no espaço, visando a detecção preditiva de comportamentos emergentes e/ou sincronizados, a caracterização das relações de causalidade e a determinação de medidas de resiliência interdependentes, com foco na proposição de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar comum na nossa sociedade.

2. Mineração de Análise de Dados Estaduais: Uma Visão Sistêmica

Tem como finalidade desenhar a infraestrutura de dados do Big Data Ceará, ou seja, criar métodos, técnicas e ferramentas computacionais que permitam o armazenamento e análise de dados de uma forma sistêmica e transversal. Composta por uma equipe de Cientistas da computação, se propõe a criar um repositório de dados que facilite a integração e/ou cruzamento de dados que, com o devido anonimato, possam apoiar os tomadores de decisão a definir políticas públicas com visões sistêmicas e transversais.

3. Pesquisas em Avaliação de Políticas Públicas

3.1. Enfrentamento da Pobreza no Estado do Ceará;

3.2. Eficiência da Gestão Pública do Ceará;

3.3. Importância do Setor Público no Desempenho das Empresas Exportadoras Cearenses.

4. Integração Ipece-Universidade de Apoio a Pesquisa

Viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa de estudantes de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Instituição de Ensino Superior para elaboração de monografia, dissertação e tese em estudos preferencialmente relacionados à análise e à avaliação de políticas públicas referentes a temas que sejam de interesse do Estado do Ceará.