João Mário crê que troca de experiência com o RS vai resultar em boas parcerias

9 de agosto de 2019 - 15:08

O diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), João Mário Santos de França, classificou como “extremamente importante” a realização do Iº Workshop RS/CE de Boas Práticas na Gestão Pública realizada pelo Governo do Rio Grande do Sul, no último dia 07, bem como as oficinas que aconteceram ontem (08). Ele integrou a comitiva do Governo cearense, tendo a frente o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, Mauro Filho, e o secretário Executivo do Planejamento e Orçamento, Flávio Ataliba, que participou do encontro a convite do Governo gaúcho.

Durante dois dias – observou João Mário – as boas práticas do Governo do Ceará foram mostradas e debatidas com integrante do Governo do Rio Grande do Sul, sobretudo da Secretaria de Planejamento gaúcha e de órgãos afins. “Levamos algumas experiências do próprio Instituto, principalmente no que tange a avaliação de políticas públicas, da divisão da cota parte do ICMS para os municípios, que passou a ser feito mediante do bom desempenho em algumas áreas, sobretudo a educação. Também tivemos a questão da própria gestão pública, exposta pela Seplag Ceará, tendo como pano de fundo a política de resultado, teto dos gastos (equilíbrio fiscal), etc”.

Para ele, o encontro permitiu o compartilhamento de vários programas implantados no Ceará e foi mais além, já que permitiu uma troca de experiência entre os dois Governos. “Esperamos, inclusive, que essa troca de experiência venha a gerar boas parcerias” – frisou, acrescentando que o encontro é uma forma de reconhecimento das boas práticas implantadas pelo do estado do Ceará nos últimos anos. João Mário acredita que novos encontros vão ser realizados e afirma que o Instituto está à disposição de outros estados que estejam querendo conhecer as boas práticas tocadas pelo Governo cearense.

ENCONTRO

As boas práticas na gestão pública do Governo do Ceará foram mostradas, dia 07 de agosto, ao Governo do RS na sede do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento e Gestão gaúcha, comandada por Leany Barreiro Lemos. O secretário Mauro Filho abriu os trabalhos do workshop  abordando o tema “Práticas da Gestão Fiscal e Educacional do Ceará”. Em seguida aconteceu o segundo painel: “Apresentação dos Órgãos de Assessoria e de Pesquisas Econômicas e Sociais”, tendo como palestrantes o diretor do Ipece, João Mário.  O terceiro painel abordou o tema “Avanços na Política Educacional do Ceará e o Rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como Estratégia de Incentivo”, que tem como palestrantes Gardennya Linard e Witalo Paiva, respectivamente coordenadora de Cooperação com os Municípios da Secretaria de Educação do Ceará e analista de Políticas Públicas do Ipece.

No período da tarde, os trabalhos continuaram com o quarto painel, que teve como tema “Desenho e Avaliação de Políticas Públicas: Avanços Institucionais”, abordado por Marília Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Ipece e coordenadora do Centro de Análise de Dados e Avalição de Políticas Públicas (Capp) do Instituto. “Transformação Digital Ceará” foi o tema do quinto painel, que teve como palestrante Adalberto Pessoa, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O secretário Executivo do Planejamento e Orçamento da Seplag Ceará, Flávio Ataliba, abordou o tema “Estratégia para o Desenvolvimento Econômico do Ceará” no sexto painel do encontro, juntamente com Expedito Parente Júnior, coordenador do Ceará 2050. Ontem foram realizadas várias oficinas, encerrando os trabalhos.

 

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509