Ipece participa de congresso internacional de federalismo fiscal, em Brasília

10 de maio de 2018 - 11:48

O assessor Técnico do Ipece Dércio Chaves, da diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do  Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, está participando, em Brasília, do Workshop Conjunto sobre Federalismo Fiscal, Economia Pública, Regional e Urbana no Campus II da Universidade Católica de Brasília. O evento é co-organizado pela Universidade de Alberta (U de A, Canadá), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade de Brasília (UnB). O Workshop tem a participação de Robin Boadway, do Departamento de Economia da  Queen’s University (Kingston Ontario, Canadá) e de Jorge Martinez-Vazquez, professor e Director do Departmento de Economia (International Center for Public Policy).

No conceito de desenvolvimentos recentes nas federações em todo o mundo, particularmente o que parece ser uma onda crescente de tensões políticas, sociais e econômicas nos níveis do governo sub-central, a principal motivação para workshop é atrair um número seleto de submissões de alta qualidade que ambos permitem que os apresentadores e o público discutam questões relevantes e tentem fazer recomendações sólidas de políticas. O workshop conta com uma mistura de palestras, sessões em papel e mesas redondas. Embora o tema principal do workshop seja o federalismo fiscal, foram aceitos artigos sobre economia pública, regional e urbana que analisem o processo governamental de tomada de decisão ou as implicações da política governamental (projetado por governos subnacionais e federal).