Analista do Ipece participa como palestrante no Seminário Mais Infância Ceará

8 de maio de 2018 - 10:39

O Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) realizou 375.351 visitas domiciliares, atendendo mais de 250 mil crianças e cerca de 20 mil gestantes, em 182 municípios cearenses, abrangendo 99 por cento do Estado. Os números foram apresentados na manhã de ontem (07) no Seminário Mais Infância Ceará / Primeira Infância no Suas – Criança Feliz, realizado no Hotel Praia Centro. Presidido pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o encontro reuniu, até o fim da tarde, representantes dos comitês municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura de 182 cidades cearenses.

O analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) Jimmy Oliveira participou do seminário e abordou o tema “Mais Infância Ceará: Atribuições do Comitê Estadual”. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI). A Rede de Proteção à Infância, o Marco Legal da Primeira Infância e a importância da intersetorialidade para o sucesso de ações voltadas aos pequenos e suas famílias foram o foco do Seminário.

“O nosso objetivo é garantir a todas as crianças o direito pleno à saúde, a educação, ao desenvolvimento infantil, de forma integrada” – observou Onélia Santana, ao ressaltar a importância da parceria do Estado e dos Municípios no desenvolvimento do programa. “Precisamos contar com o envolvimento de todos, por isso convidamos a todos os representantes dos comitês municipais para que conheçam as diversas ações intersetoriais que o Estado tem disponível para que sejam ofertadas às crianças, às famílias, às comunidades quando das visitas domiciliares e identificação de alguma demanda, seja na área da saúde, da educação e do desenvolvimento infantil”, ressaltou a primeira-Dama.

Prestigiaram o evento, dentre outros, Elpídio Nogueira, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Henrique Javi, secretário de Saúde; Rogers Mendes; secretário de Educação; Luciene Rolim, secretária-executiva da STDS e Silvana Simões, coordenadora do Programa Criança Feliz no Ceará.