Cinco livros são lançados pelo Instituto

17 de abril de 2018 - 09:24

“Panorama socioeconômico das regiões de planejamento do estado do Ceará”; “Indicadores econômicos do Ceará 2016”; “Índice de desenvolvimento social dos municípios cearenses: IDS 2012-2015” “Síntese dos Indicadores Fiscais 2016” e “Panorama do comércio exterior no estado do Ceará: estratégias e desafios” são os títulos dos cinco livros lançados (os dois últimos em edições apenas digitais) pelo  Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) durante o evento que marcou, ontem (16), no auditório da Seplag, as comemorações dos 15 anos do Instituto.

O analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros, que juntamente com os assessores Técnicos Fátima Juvenal de Sousa, Kathiuscia de Lima e Jáder Ribeiro de Lima – todos do Ipece, elaborou o livro “Panorama socioeconômico das regiões de planejamento do estado do Ceará”, explica que a obra traça o panorama socioeconômico das regiões de planejamento do Ceará, criadas pela Lei Complementar nº 154, de 2015, avaliando indicadores territoriais, demográficos, infraestruturais, sociais e econômicos. O livro tem 342 páginas, divididas em nove capítulos.

Já o livro “Indicadores econômicos do Ceará 2016”, que tem  seis autores (Rogério Barbosa Neto; Nicolino Trimpieri Neto, Ana Cristina Lima Maia, Witalo de Lima Paiva; Daniel Cirilo Suliano e Alexsandre Lira Cavalcante, todos do Ipece), aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2012 a 2016, ampliando o leque de produtos  e a disponibilidade de informações oferecidas á sociedade. O livro traz uma avaliação de indicadores selecionados para os grandes setores econômicos (agricultura, serviços e indústria), além de análise sobre as contas regionais, o mercado de trabalho e o comércio exterior.

O livro “Índice de desenvolvimento social dos municípios cearenses: IDS 2012-2015” mostra o resultado  do IDS de todos os municípios cearenses, inclusive fazendo a distinção entre o IDS-O (oferta) e o IDS-R (resultado). As duas abordagens, segundo seus autores (Dércio Nonato Chaves de Assis e Luciana de Oliveira Rodrigues), permitem relacio9nar as condições de oferta existentes em cada município com indicadores de bem-estar que retratem aspectos de inclusão social.

Tendo com autores Adriano Sarquis Bezerra de Menezes, Alexsandre Lira Cavalcante Tereza Maria de Oliveira, o “Panorama do comércio exterior no estado do Ceará: estratégias e desafios”, tem como objetivo analisar os aspectos mais relevantes do comércio internacional, tomando como referência o desempenho do comércio exterior cearense nos últimos anos, mais precisamente os anos de 2006 a 2016. A sua elaboração partiu do pressuposto de que o estado do Ceará, pela sua localização estratégica e logística já existente, dispõe de um importante vetor de crescimento econômico, o qual, se devidamente aproveitado, teria condições de gerar múltiplas oportunidades de negócios para as empresas locais, proporcionando, dessa forma, mais emprego e renda para sua população.

O “Síntese dos Indicadores Fiscais 2016”, que tem como autores Paulo Araújo Pontes, analista de políticas públicas e Cláudio André Gondim Nogueira, diretor de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Adriana Oliveira Nogueira, da CGE, e Aprígio Botelho Lócio, assessor técnico do Instituto, tem por objetivo analisar a situação fiscal do Estado do Ceará, dando ênfase a sua evolução no período de 2012 a 2016. Nesse sentido, foram analisados diversos aspectos das contas públicas estaduais, sendo destacada a questão da solvência e da sustentabilidade fiscal do Estado.

DEBATES
No evento comemorativo aos 15 anos do Ipece foram realizadas duas grandes mesas. Na primeira (pela manhã), o tema foi “A ciência de dados na compreensão de fenômenos sociais, políticos e econômicos”, tendo como mediador o professor Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap, tendo como participantes o professor  José Soares de Andrade Junior, cientista Chefe do Ipece e Universidade Federal do Ceará; Sebastian Gonçalves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Haroldo Ribeiro, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná. A palestra de encerramento, no fim da tarde, teve como tema “A importância da avaliação das políticas públicas no desenvolvimento econômico e social de uma sociedade”, tendo como mediador o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, e palestrantes  Flavio Cunha (William Marsh Rice University – EUA); Luciano Irineu ( University of Iowa) e André Portela Fernandes Souza (Fundação Getúlio Vargas –  São Paulo).