Plataforma de software web denominada de Ipecedata está prevista para ser lançada em julho de 2018

12 de março de 2018 - 14:57

Com o objetivo de reunir o maior número de informações relevantes à tomada de decisão e fomento a pesquisa que subsidiem o desenvolvimento do Estado; de filtrar estrategicamente os indicadores e estatísticas através de uma modelagem visual, gerando gráficos e mapas georreferenciados (município, regiões, etc.); de socializar, através da internet e dispositivos móveis, a consulta aos indicadores e estatísticas; de potencializar a inclusão de novos indicadores e estatísticas, bem como organizar o acesso e a busca para toda a base existente, e de otimizar o acesso aos anuários estatísticos, por meio à consulta a informações sobre as características geográficas, demográficas, sociais, econômicas, finanças e políticas do Estado, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), está  construindo uma plataforma de software web denominada de Ipecedata.

A nova ferramenta, que tem previsão de lançamento em julho de 2018, vai ser capaz de consolidar, monitorar, realizar análises integradas de indicadores geossocioeconômicos com o objetivo de gerar conhecimento sobre diversos aspectos inerentes ao estado do Ceará. A plataforma de software web Ipecedata está sendo desenvolvida através de recursos oriundos de Assistência Técnica do programa PforR – Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR) do Ceará com o Banco Mundial. O Ipecedata vai permitir que o Ipece desempenhe ainda melhor sua missão, que é de propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Ceará por meio da geração de conhecimento, informações geossocioeconômicas e da assessoria ao Governo do Estado em suas decisões estratégicas.

De acordo com o diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, o sistema trata-se de uma rede de índices e informações estatísticas voltadas à pesquisa e tomada de decisão por parte do governo, setor empresarial e sociedade, permitindo, dessa forma, socializar e simplificar o acesso dessas informações relacionadas ao Estado do Ceará. “A ferramenta Ipecedata vai, com certeza, se constituir em um relevante instrumento para gerenciamento e consulta de dados socioeconômicos e geográficos, em ambiente de internet, do estado do Ceará (e seus municípios), no intuito de proporcionar a eficiência no processo de análise de informações geossocioeconômicas” – frisou.

O analista e gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ipece, Mário Aragão, esclarece que a plataforma será composta de um painel dinâmico para consultas aos indicadores geossocioeconômicos por município, região e por periodicidade (anual, semestral, mensal), atualmente formado por 26 dimensões, 89 temas e 17.756 indicadores com dados públicos, dinâmicos e que podem ser extraídos e pesquisados por toda a sociedade; o Anuário Estatístico do Ceará; o Perfil Municipal e o Perfil das Regiões de Planejamento. No escopo do Ipecedata também está prevista a criação de um “Painel de Resultados”, para o monitoramento de indicadores geossocioeconômicos.

Atualmente, o Ipecedata – observa Mário Aragão – encontra-se em construção e 70 por cento do projeto já foi executado, sendo que o Painel Dinâmico e as tabelas que compõe o Anuário Estatístico do Ceará estão em finalização com 92 por cento executado, restando aprimoramentos de layout, treinamento contínuo dos usuários e os Perfis Municipal e das Regiões de Planejamento. Cleyber Nascimento, analista de Políticas Públicas do Ipece, afirma que a partir da disponibilidade desses dados de forma integrada, considera-se a elaboração do sistema Ipecedata como uma ferramenta de geração e gestão do conhecimento, reconhecendo que a informação assume, hoje em dia, uma importância crescente.