Ipece disponibiliza novo número do Farol da Economia Cearense

7 de março de 2018 - 16:41

Com um total de 44 páginas distribuído em sete capítulos, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado, por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), acaba de lançar uma nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 01/2018). O trabalho disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará. O novo Farol já pode ser acessado no www.ipece.ce.gov.br.

O diretor de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Cláudio André Gondim Nogueira, um dos autores do trabalho, explica que o Farol, nesta edição, está dividido em sete partes. A primeira parte apresenta o cenário internacional. Na segunda, mostra-se o cenário macroeconômico brasileiro e cearense de forma geral observando alguns aspectos econômicos como: atividade econômica, mercado de trabalho (emprego e desemprego), inflação, taxa de juros, consumo das famílias, confiança dos consumidores, formação bruta de capital fixo, confiança dos empresários, investimentos e balança comercial, enquanto que na terceira parte é apresentada a situação das finanças públicas do Ceará.

Já na quarta parte, apresentam-se os fatores de incerteza que mais afetam a economia do Brasil e do Ceará. Na quinta são consideradas as expectativas de mercado para o Brasil em 2018. Na sexta parte, é feita uma análise setorial com informações sobre indústria, comércio e serviços e na sétima e última parte é feita uma síntese das análises e são delineadas perspectivas futuras da economia. Também são autores do Farol da Economia Cearense Paulo Araújo Pontes, Alexsandre Lira Cavalcante e Daniel Cirilo Suliano, todos analistas de Políticas Públicas, Ana Cristina Lima Maia e Aprígio Botelho Lócio, ambos assessores técnicos do instituto.

Clique aqui para acessar o Farol da Economia Cearense – Nº 01 / 2018.


Assessoria de Comunicação do Ipece

(85) 3101.3509