Taxa de desemprego no Ceará cai no quarto trimestre de 2017
28 de fevereiro de 2018 - 10:55
A Taxa de Desocupação (desemprego) do Ceará e do Brasil, desde que atingiu a máxima na série histórica no primeiro trimestre de 2017, seguiram uma tendência declinante ao longo do ano passado, principalmente no Ceará. No quarto trimestre de 2017, o desemprego no Ceará ficou em 11 por cento, representando um recuo de 3,3 pontos percentuais com relação à máxima atingida de 14,3 por cento no primeiro trimestre do ano. No Brasil, a Taxa de Desemprego também segue em queda desde a máxima histórica no mesmo período.
A boa notícia está no Termômetro do Mercado de Trabalho – 4º trimestre/2017 – nº 02 – fevereiro, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho tem como autor Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas, e colaboração de Aprígio Botelho, assessor Técnico, e do estagiário Matheus dos Santos Carvalho, todos do Instituto.
De acordo com Daniel Suliano, o desemprego ainda se encontra em patamares elevados, considerando a mínima histórica alcançada no quarto trimestre de 2014. “O influxo de pessoas Fora da Força de Trabalho para a Força de Trabalho não permitiu uma queda ainda mais intensa do desemprego no estado” – observa, acrescentando que a retomada cíclica da economia, desde o início de 2017, tem elevado a busca por ocupação elevando o tamanho da Força de Trabalho e reduzindo em um ritmo mais lento o número de desocupados no Estado.
Clique aqui para acessar o Termômetro do Mercado de Trabalho – Fevereiro 2018 – edição nº 02.
Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509