Ipece e Prefeitura de Fortaleza assinam protocolo que vai permitir acordo de cooperação técnica

8 de dezembro de 2017 - 14:43

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio do seu diretor Geral, professor Flávio Ataliba, assina hoje (08), às 15 horas, protocolo de intenção com a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), que tem como superintendente Eudoro Walter de Santana. O documento permite firmar acordo de cooperação técnica com objetivo de desenvolver atividades voltadas para a análise e compartilhamento de dados e informações, favorecendo o intercâmbio de acadêmicos, pesquisadores e gestores públicos nas áreas de interesse comum. A assinatura ocorre por ocasião da inauguração, pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do Observatório de Fortaleza. O evento, inclusive, contará com a presença do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.

O Observatório, que terá como diretora a professora Cláudia Leitão, pesquisadora e consultora cearense, fará parte do sistema de governança proposto pelo Plano Fortaleza 2040, coordenado pelo Iplanfor. Além da produção e divulgação de estudos e pesquisas relativos à Cidade, o Observatório de Fortaleza ampliará suas ações de fomento à publicação com universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento à pesquisa, assim como de realização de oficinas e seminários com outros observatórios, laboratórios, grupos de pesquisa, pastas governamentais, representações empresariais e sociais interessadas nas temáticas urbanas, especialmente nas alternativas de superação dos grandes desafios que envolvem a cidade de Fortaleza.