Professor Flávio Ataliba aborda perfil econômico de Fortaleza, desafios e oportunidades em encontro realizado pela Prefeitura no Centro de Eventos

14 de novembro de 2017 - 13:33

“Perfil Socioeconômico de Fortaleza: Desafios e Oportunidades” foi o tema da palestra do professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, proferiu por ocasião do encontro que a Prefeitura Municipal de Fortaleza realizou, dias 11 e 12, no Centro de Eventos. O prefeito Roberto Cláudio reuniu todo o secretariado municipal, quando definiu estratégias para acompanhar os prazos de obras e projetos que estão em andamento e definir novas ações prioritárias para o início de 2018.

O professor Flávio Ataliba abordou cinco pontos durante sua exposição: Aspectos Territoriais; Demográficos; Sociais; Econômicos  e Mercado de Trabalho. Todos os subtemas foram preparados por equipes técnicas do Ipece e repassados durante a apresentação. Esta foi a quarta reunião do ano e a segunda com um formato diferenciado, dividindo todos órgãos da Prefeitura em dez mesas temáticas, definidas por áreas de afinidade, permitindo maior integração e conhecimento das pastas. Cada mesa definiu os principais projetos a serem iniciados ainda neste ano ou no início de 2018.

Dentre esses projetos, estão a instalação das duas primeiras células de segurança da Guarda Municipal, ainda em dezembro de 2017, nos bairros Goiabeiras e Jangurrussu, além de outras três no primeiro semestre de 2018; aperfeiçoamento na regularização da distribuição de medicamentos; drenagem e pavimentação em 60 comunidades; construção de três novos CUCAs nos bairros Pici, José Walter e Vicente Pinzón; despoluição da orla; ampliação do Hospital da Mulher, com 110 novos leitos; criação de novo sistema de manutenção das praças; entrega de 20 mil processos de regularização fundiária (papel da casa); e a implantação da rede municipal de capacitação.