Comitiva de Moçambique visita Ipece para conhecer projeto PforR no Estado, fruto de parceria entre Governo e o Banco mundial

14 de novembro de 2017 - 10:36

Uma comitiva do Governo de Moçambique, formada por Domingos Lambo, secretário Permanente do Ministério da Economia e Finanças; Cristina Matuss,  directora Nacional Adjunta do Plano e Orçamento (Direção Nacional de Planificação e Orçamento – DNPO); Paula Corda, chefe do Departamento de Planificação e Orçamento Local e Municipa ( DNPO);  Anselmo Zimba, assessor Técnico do PNUD na DNPO; Manuel Rodrigues Alberto, diretor Nacional de Desenvolvimento Autárquico (DNDA); Cândida Moiane, diretora Nacional de Planificação e Cooperação( DNPC); Olegário dos Anjos Guilherme Estevão Banze, diretor Nacional de Desenvolvimento Rural ( DNDR); Leia Alexandre Quina Bila, chefe de Departamento de Finanças Rurais (DNDR) e Fátima Amade, especialista de Programas de Governação (PNUD-Moçambique), foi recebida, na manhã de hoje, pelo professor Flávio Ataliba,  diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

O professor Flávio Ataliba apresentou aos componentes da comitiva moçambicana as ações  PforR do Estado e os resultados parciais do projeto, assim como de alguns de seus componentes específicos, como, por exemplo, sistema de gestão por resultados, sistema de relacionamento com o cidadão e gestão de investimento público. A visita da delegação, inclusive, foi comunicada oficialmente pelo diretor do Banco Mundial no Brasil – e também para a América Latina e Caribe -, Martin Raiser, para quem a visita é uma oportunidade para que os representantes moçambicanos adquiram conhecimentos tendo por base experiências brasileiras de sucesso, como é o caso do Ceará. Integrantes do Ipece participaram do encontro, dentre eles Viviane Costa, coordenadora UGP PforR (Banco Mundial) – Unidade de Gerenciamento de Projetos do Instituto.

O Programa para Resultados (PforR Ceará) é um Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará  – Programa para Resultados (PforR) do Ceará com o Banco Mundial. O objetivo do Projeto é garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado. A proposta do Projeto PforR Ceará é continuar avançando nos principais indicadores sociais do SWAp I e II, para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Estado do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas.

O escopo do PforR Ceará tem o foco no fortalecimento da gestão pública nas áreas de Capacitação Profissional, Assistência à Família e Qualidade da Água. A lógica é que o apoio financeiro do PforR ao Ceará se justifique através dos benefícios alcançados em prol dos cidadãos cearenses, além da possibilidade de monitoramento e avaliação, pelo próprio Governo e pela sociedade.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509