Ipece visita a SEADE e vai aderir ao SISPEP para iniciar trabalho de projeções populacionais no Ceará junto com o IBGE

5 de outubro de 2017 - 13:03

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado, vai aderir ao Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais (SISPEP), dando inicio ao trabalho de projeções populacionais no estado do Ceará, juntamente com o IBGE e outras instituições vinculadas a Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES). Este foi o encaminhamento da visita técnica que os analistas de políticas públicas do Instituto fizeram à Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), dias 02 e 03 deste mês, em São Paulo.

Na oportunidade, os analistas do Ipece Cleyber Nascimento de Medeiros, Nicolino Trompieri Neto e Victor Hugo de Oliveira conheceram projetos relacionados ao Sistema de Projeções Populacionais; Registro Civil (informações sobre óbitos e nascimentos), Painel Saúde – Indicadores de monitoramento e avaliação; Pesquisa sobre investimentos privados anunciados (PIESP) e Aplicativo IMP – Informações dos municípios paulistas da SEADE. Em contrapartida, os analistas do Ipece apresentaram os projetos e estudos vinculados à área de cartografia e geoprocessamento, com destaque para a base cartográfica e o sistema Ceará em Mapas Interativos.

Também ficou acertado o planejamento para a concepção da Pesquisa de Investimos privados no estado do Ceará, com o objetivo de identificar as principais tendências setoriais e regionais da economia cearense, fornecendo elementos para a tomada de decisão dos agentes públicos e privados. Os anúncios de investimentos representam importante instrumento de análise e prospecção da dinâmica econômica e, ainda que não haja garantia da realização dos empreendimentos, revelam as expectativas dos empresários em relação ao futuro dos seus negócios e da economia em geral, influenciando a decisão de novos investidores.

A SEADE é uma instituição pertencente ao Governo do Estado de São Paulo que tem atribuições similares a do Ipece, citando, por exemplo, o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), a elaboração do perfil socioeconômico dos municípios, assim como a realização de estudos demográficos, sociais e econômicos. O IPECE e a SEADE fazem parte da ANIPES, sendo importante para o fortalecimento das instituições o intercambio técnico.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509