Ipece disponibiliza terceira edição do Boletim de Gestão Pública

4 de outubro de 2017 - 11:07

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado, acaba de publicar a terceira edição, sob a coordenação de Cláudio André Gondim Nogueira, diretor de Estudos de Gestão Pública do Instituto, do Boletim de Gestão Pública (julho/agosto de 2017). O trabalho apresenta três artigos: “Em Busca por Maiores Níveis de Produtividade do Setor Público”; “Acesso Cidadão Como Instrumento de Melhoria da Prestação dos Serviços Públicos no Estado do Ceará” e “Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público”.

O primeiro artigo, que tem como autores Cláudio André Gondim Nogueira e Júlio Cavalcante Neto – ambos contaram com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos -, destaca, de acordo com um estudo recente elaborado pela McKinsey Center for Government (MCG), a crescente participação do setor público na economia global. Entretanto, esse setor apresenta uma série de desafios, dentre os quais se destacam os orçamentos governamentais, em muitos casos, deficitários; a elevação da complexidade dos problemas econômicos, sociais e ambientais; o aumento dos gastos com serviços públicos essenciais; e a baixa satisfação da população com os serviços prestados.

Já o segundo artigo, elaborado por Raquel da Silva Sales; Tiago Emanuel Gomes dos Santos; Vanessa Machado Arraes e Maria Neyanne Monte Carneiro, informa sobre o mecanismo de transparência concebido pela Seplag. A Carta de Serviços do Ceará que foi a pioneira no Brasil na utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é uma ferramenta disponibilizada totalmente pela Internet denominada “Acesso Cidadão”, que tem como objetivo de concentrar em um só sítio (www.acessocidadao.ce.gov.br) as informações dos serviços públicos dos órgãos e entidades do Estado do Ceará para a melhoria do acesso aos serviços à sociedade. Por ela, o cidadão virtualmente descobre quais os procedimentos e meios para obtê-las, além de poder se informar e tirar dúvidas sobre os mesmos.

O terceiro e último artigo (“Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público”), de  autoria de Marília Monteiro dos Santos e Cláudio André Gondim Nogueira),  trata de uma prática gerencial para mensurar o desempenho organizacional denominado Balanced Scorecard, podendo ser inserido tanto no setor privado, quanto no setor público, a fim de alcançar êxito no desempenho da organização através dos objetivos e do planejamento estratégico por meio de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Essas perspectivas se adaptam ao setor público, sem interferir em suas peculiaridades, podendo-se ainda agregar os conceitos de eficiência (Processos Internos), eficácia (Clientes) e efetividade (Sociedade/Cidadão).

DIFUSÃO

O Boletim de Gestão Pública do Ipece como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. É uma publicação bimestral, formada por artigos sintéticos (descritivos/analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações. Em linhas gerais, os artigos buscam: difundir melhores práticas, com a análise de casos específicos locais, estaduais, nacionais ou internacionais; apresentar avanços na gestão pública do Ceará, com as principais inovações em gestão e políticas públicas no Estado;  discutir avanços teóricos nas áreas de gestão e de políticas públicas e como esses conhecimentos podem ser postos em ação; analisar desafios para a gestão e para as políticas públicas e verificar inovações no âmbito do setor privado, indicando como elas podem servir de inspiração para o setor público.

Acesse: Boletim de Gestão Pública – Julho/Agosto 2017 – edição Nº 03