Boletim do Ipece que analisa conjuntura econômica do Ceará vai ser lançado na próxima segunda, dia 25

20 de setembro de 2017 - 11:22

Mais um estudo, desta vez Ipece Conjuntura – Boletim da Conjuntura Econômica Cearense, referente aos resultados do 2 º trimestre de 2017, vai ser lançado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, na próxima segunda-feira (25), às 09h30min, no auditório do Instituto. No documento são apresentadas análises do cenário econômico internacional e nacional, os quais serviram de parâmetros para reflexão sobre o desempenho da atividade econômica do Ceará. A publicação tem como objetivo atender a demanda do setor público e privado por informações de curto prazo da economia cearense. O Ipece está localizado no Edifício Seplag, térreo, Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, bairro Cambeba.

De acordo com Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, o Boletim contempla uma série de seções envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo conjuntural da economia cearense a partir das três grandes atividades: agropecuária, indústria e serviços. No caso dos serviços, sua análise comporta a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) e o comércio varejista (comum e ampliado). O Mercado de Trabalho tem como base a PNAD contínua do IBGE e a evolução do emprego formal a partir dos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Comércio Exterior e Finanças Públicas são outras duas seções que analisam os referidos temas. O Boletim vai ser disponibilizado, logo após seu lançamento, no www.ipece.ce.gov.br.

O Boletim Ipece Conjuntura tem como autores os analistas de políticas públicas  Daniel Suliano; Adriano Sarquis; Alexsandre Lira Cavalcante; Ana Cristina Lima Maia Souza; Nicolino Trompieri Neto; Paulo Pontes e Witalo de Lima Paiva  –  e como colaboradores  Heitor Gabriel Silva Monteiro; Lilian de Sousa Pereira e  Matheus dos Santos Carvalho –  e é composto por seis capítulos: 1) Panorama internacional da economia brasileira; 2) Atividade econômica cearense; 3) Mercado de trabalho; 4) Comércio exterior; 5) Finanças públicas e 6) Considerações gerais.