Eudoro Santana defende o fortalecimento do planejamento e afirma que os desafios do Ceará ainda são muitos
1 de setembro de 2017 - 13:23
Nos últimos 30 anos, de acordo com Eudoro Santana, apesar os avanços registrados em vários segmentos, também foram verificadas algumas quedas, que podem ser consideradas normais. Atualmente – frisa – o Ceará tem sete grandes desafios que ficam as bases do planejamento estratégico: Ceará saudável; Ceará acolhedor; Ceará do conhecimento; Ceará da gestão democrática por resultados; Ceará de oportunidades; Ceará pacífico e Ceará sustentável. E quanto aos “desafios atuais” ele elencou dez, dentre eles: a desigualdade; a pobreza de parcela expressiva da população e baixa competitividade de alguns setores.

Diante do que o Brasil vive na política e economia – observa – a população está desiludida e a intolerância e o ódio crescem, fazendo surgir um quadro perigoso, que pode gerar acirramento e levar ao surgimento de governos de direita, “o que ninguém deseja”. Tal realidade – adverte – tem sido verificada em alguns países. Antes de tudo, de acordo com Santana, é necessário mudar o cenário, promovendo a paz e o diálogo, “acolhendo a população, a sociedade, chamando-a para contribuir e respeitando essa contribuição. Não é somente cooptar a população, mas ouvi-la, levando em consideração as propostas apresentadas pelo povo”.
Muito embora as muitas melhorias verificadas, do muito que foi feito ao longo dos últimos trinta anos, o Ceará continua sendo um Estado pobre e as desigualdades, apesar de combatidas e dos decréscimos dos índices registrados mediante as políticas adotadas para combater o problema, ainda continuam. Ele reconhece que o Ceará tem avançado, conquistando um equilíbrio, sobretudo na área fiscal, apesar das muitas dificuldades enfrentadas. Por isso, ele defende a participação maior da sociedade, numa espécie de uma gestão compartilhada, pois o apoio da população é de fundamental importância.

O Fórum Ceará em Debate foi iniciado no último dia 18 com a palestra inaugural do secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, Francisco de Queiroz Maia Júnior, sobre o tema “O Ceará Precisa de um Novo Modelo de Desenvolvimento?”. A iniciativa, segundo Ataliba, é de suma importância, pois permite o debate de temas fundamentais para o desenvolvimento do Ceará sob o ângulo não somente do Governo, já que é aberto para toda a sociedade.
Assessoria de Comunicação do Ipece