Ipece publica nova edição do Farol da Economia Cearense

3 de agosto de 2017 - 15:42

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) acaba de lançar mais uma edição do Farol da Economia Cearense (julho/2017), que disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar, prospectivamente, os rumos das economias brasileira e cearense. O documento, com um total de 32 páginas e que foi elaborado 11 pessoas, dentre eles 10 do Instituto e uma da Seplag, pode ser acessado no www.ipece.ce.gov.br. O Ipece é um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

O Farol da Economia Cearense está dividido em cinco partes. A primeira  apresenta o Cenário Internacional; a segunda o Cenário Macroeconômico Cearense e Brasileiro de forma geral, observando alguns aspectos econômicos, como Índice de Atividade Econômica do Banco Central, Inflação, Taxa de Juros, Balança Comercial, Mercado de Trabalho e Fatores de Incerteza que auxiliam a perceber as expectativas futuras. Na terceira é realizada uma análise dos principais setores da economia: Indústria, Comércio e Serviços, enquanto na quarta é apresentada a situação das Finanças Públicas. A quinta e última parte faz uma síntese geral e as expectativas do cenário atual da economia.

De acordo com o presidente do Ipece, professor Flávio Ataliba, o Farol da Economia Cearense surgiu concomitante com a nova Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) do Instituto, a partir das apresentações mensais feitas ao Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (COGERF) sobre indicadores econômicos e sociais do Ceará, bem como acerca do cenário macroeconômico nacional e internacional. São autores do documento: Flávio Ataliba Barreto; Cláudio André Gondim Nogueira; Aprígio Botelho Lócio; Paulo Araújo Pontes; Catarina da Silva Araújo; Nicolino Trompieri Neto; Wítalo Paiva; Alexsandre Lira; Daniel Suliano e Cristina Lima, todos do Ipece, e Bruno Maia Cavalcante, da Seplag.

Clique aqui para acessar o Farol da Economia Cearense (julho/2017)

03.08.2017

Assessoria de Comunicação do Ipece
Pádua Martins
(85) 3101.3509
padua.martins@ipece.ce.gov.br