Lançado IPECE CONJUNTURA referente ao 1º. Trimestre de 2017

29 de junho de 2017 - 19:49

O estudo analisa resultados econômicos da economia cearense

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou nesta quinta-feira (29/06) o documento Ipece Conjuntura, que analisa resultados econômicos da economia cearense relativos ao primeiro trimestre de 2017.

De acordo com Daniel Suliano, que coordena o boletim de Conjuntura Econômica do Ipece, três pontos principais podem ser elencados nesse documento. Em primeiro lugar, podemos destacar a recuperação cíclica da economia neste primeiro trimestre. Embora indústria e serviços tenham tido um desempenho, existe um ciclo de tendência de recuperação. Em segundo lugar, a taxa de desemprego continua elevada, e não há sinais de reversão. Finalmente, as mudanças ocorridas na dinâmica do comércio exterior cearense deve-se a movimentação das exportações e importações da Companhia Siderúrgica do Pecem (CSP). Os mercados internacionais que ampliaram suas compras com o Ceará foi através da aquisição de outros produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado, de seção transversal retangular.

Ele ressalta, no entanto, que ainda é cedo para afirmar que a economia cearense e nacional estão em rota recuperação, após dois anos de declínio. “Há sinais positivos da atividade econômica, mas que ainda podem ser afetados por outros fatores, a exemplo da instabilidade política”, observou Suliano.

Clique aqui para baixar o IPECE CONJUNTURA