Ipece lança o 1º número do Boletim de Finanças Públicas do Ceará

20 de junho de 2017 - 11:15


Texto aponta que houve um pequeno decréscimo na Receita Corrente Líquida do Estado nos quatro primeiros meses do ano de 2017

O IPECE divulga nessa terça-feira, dia 20 de junho de 2017, novo documento, o Boletim de Finanças Públicas do Ceará, produto elaborado no âmbito da recém-criada Diretoria de Estudos de Gestão Pública. A publicação apresenta, de forma sucinta, o comportamento das finanças públicas cearenses dos últimos doze meses, podendo ser utilizado como uma referência na tomada de decisão tanto de agentes públicos como privados.
Essa edição de maio aponta, entre outros resultados, que houve um pequeno decréscimo na Receita Corrente Líquida do Estado nos quatro primeiros meses do ano de 2017, e que as despesas correntes caíram menos do que a Receita Corrente Líquida. Esse resultado sinaliza que é recomendável que o Estado continue adotando mecanismos de controle do crescimento da despesa para que essa acompanhe de forma mais aproximada o comportamento das receitas. Outro ponto levantado é o fato das despesas com inativos virem crescendo mais rápido do que a de ativos, e como o gasto com inativos é considerado no cálculo dos limites da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) é possível intuir que o Estado terá mais dificuldades na contratação de pessoal ativo para atender as necessidades crescentes da população cearense. Deste modo, assim como a União, a questão previdenciária é um tema importante que precisa ser enfrentado em vistas a uma solução permanente.

Acesse:

Boletim de Finanças Públicas – Maio 2017