Publicado o IPECE Informe Nº 108 – Desempenho do Comércio Varejista Cearense – 1º Trimestre de 2017

29 de maio de 2017 - 11:39

Nesta Edição

Este Informe aborda o desempenho do comércio varejista cearense e nacional no primeiro trimestre de 2017. Com base na análise dos dados da pesquisa mensal do comércio é possível afirmar que o varejo cearense passou novamente a registrar uma sequência de quedas mensais nos meses de fevereiro e março de 2017, seguindo comportamento do varejo nacional, revelando uma intensificação da crise vivida por esse importante setor da economia.

Nota-se que na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o varejo cearense e nacional apresentaram quedas sucessivas desde março de 2016, revelando que está ocorrendo nítida trajetória de aceleração nas perdas vividas por esse setor nos últimos anos.

Nota-se uma melhora significativa na variação trimestral do varejo ampliado que passou a registrar queda notavelmente inferior àquela registrada no 1º trimestre de 2016, em função da redução da queda nas vendas de veículos e do crescimento nas vendas de materiais de construção.

Pela análise do acumulado de 12 meses é possível constatar uma relativa piora nas vendas do varejo comum cearense comparado ao varejo comum nacional que apresentou certa estabilidade nos últimos três meses. Já no varejo ampliado a melhora das vendas cearenses foi bastante significativa.

Esse desempenho negativo ocorreu principalmente em função das vendas de Móveis; Livros, jornais, revistas e papelaria; Móveis e eletrodomésticos; Combustíveis e lubrificantes; Eletrodomésticos; Hipermercados e supermercados; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Veículos, motocicletas, partes e peças; e Tecidos, vestuário e calçados que apresentaram queda na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Acesse: Desempenho do Comércio Varejista Cearense – 1º Trimestre de 2017