Publicado o IPECE Informe Nº 107 – Dinâmica Populacional e os Principais Indicadores do Mercado de Trabalho Cearense para o 1º Trimestre de 2017

29 de maio de 2017 - 11:26

Nesta Edição

Nesta edição foram abordados os principais números e indicadores do mercado de trabalho cearense divulgados pelo IBGE através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua.

Pela análise dos dados do mercado de trabalho divulgados pelo IBGE através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua é possível perceber que está ocorrendo na economia cearense uma nítida e permanente deterioração do mercado de trabalho capturada por meio dos seus indicadores tradicionais.

Os dados demográficos de população total e população em idade ativa mantém uma dinâmica estável de crescimento.

Contudo, o dado relativo à força de trabalho mostra forte crescimento em relação ao ano passado, pois mais pessoas estão fazendo parte do mercado de trabalho cearense. Todavia, o crescimento da ocupação revelou-se inferior ao crescimento da população acima de 14 anos e bem menos que a população na força de trabalho, podendo-se concluir que a maior presença de pessoas em idade de trabalhar pressionando o mercado de trabalho está servindo apenas para aumentar ainda mais o contingente e o tamanho da fila dos desempregados.

Acesse: Dinâmica Populacional e os Principais Indicadores do Mercado de Trabalho Cearense para o 1º Trimestre de 2017