Diretores do IPECE participam de Diálogo Público promovido pelo TCU

21 de junho de 2016 - 16:00

.
“Nordeste 2030 – Os Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável”, evento promovido pelo Tribunal de Contas da União, reuniu Governadores dos nove Estados do Nordeste, Ministros do TCU, representantes das Nações Unidas, do Banco Mundial,  entre outras instituições e sociedade civil organizada.  O diretor geral do IPECE, Flavio Ataliba, e o diretor de estudos econômicos do IPECE, Adriano Sarquis, também foram convidados e estiveram presentes na abertura do evento que segue até amanhã no auditório do Banco do Nordeste, em Fortaleza.

O “Nordeste 2030” pretende apresentar a visão de diferentes atores sobre os desafios e as possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste. O evento se destina aos gestores da administração pública federal, estadual e municipal, auditores, setor produtivo, sociedade civil organizada, acadêmicos e servirá como um diálogo interinstitucional sobre pontos relevantes, como visão de longo prazo, competitividade e produtividade, confiança no setor público, financiamento do desenvolvimento regional, sustentabilidade fiscal e visão integrada dos Estados do Nordeste.

O Presidente do TCU, Aroldo Cedraz, não participou da abertura do encontro mas enviou mensagem por meio de vídeo onde falou dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ministro ressaltou que o Nordeste deve trabalhar com foco no futuro, visando o desenvolvimento sustentável e investir em inovação.

O Governador do Ceara, Camilo Santana, que participou do primeiro Painel do evento, citou que o PIB da Região Nordeste não chega a 14% do Nacional, enquanto a população representa 28% da população do País. Camilo Santana afirmou que Estado trabalha em quatro principais eixos para reduzir a pobreza e a desigualdade social: educação, soluções hídricas, energias renováveis e logística.

Ao final do evento será elaborado um documento técnico prospectivo para o desenvolvimento do Nordeste no horizonte de 2030.

Informações para a imprensa:
Joanna Cruz
Assessora de Comunicação do IPECE