Livros e Textos

6 de março de 2015 - 16:20

Índice Municipal de Alerta (IMA)

A partir da necessidade de se identificar os municípios mais vulneráveis decorrentes dos problemas advindos das irregularidades climáticas, foi criado o Índice Municipal de Alerta – IMA que é um instrumento para disponibilizar, principalmente sob a forma de previsões, informações confiáveis pertinentes às áreas de meteorologia, recursos hídricos, produção agrícola e meio ambiente, de forma que, devidamente decodificadas, possam permitir a adoção antecipada de ações voltadas para soluções temporárias e permanentes nestas localidades.

Perfil Geossocioeconômico: Um olhar para as Macrorregiões de Planejamento do Estado do Ceará

As informações apresentadas neste livro envolvem as principais características geográficas e socioeconômicas para cada uma das oito Macrorregiões de Planejamento do território cearense, abordando indicadores geoambientais, demográficos, sociais, de infraestrutura, econômicos e de finanças públicas.

Os Recursos Hídricos do Ceará: Integração, Gestão e Potencialidades

Este livro apresenta uma coletânea de artigos sobre a temática dos recursos hídricos do Estado do Ceará organizados em três eixos: Integração, Gestão e Potencialidades.

Formação do Território e Evolução Político- Administrativa do Ceará: A Questão dos Limites Municipais

Discute-se neste estudo a fragmentação do território cearense em unidades político-administrativas, desde o período da formação sócio-territorial do Brasil aos dias atuais. Especificamente, trata-se das dificuldades técnicas e políticas para a delimitação dos limites municipais do Estado do Ceará.

A questão dos Limites Municipais do Estado do Ceará

Trata-se de mais um estudo que focaliza a questão territorial, fazendo um traçado a partir da formação do território cearense até o contexto atual, abordando uma questão bastante pertinente no que concerne à organização e a gestão do território, dispondo, a partir de uma visão sinóptica, sobre a divisão político-administrativa do Estado do Ceará, que se encontra materializada na malha de divisas.

Textos para Discussão – Territorialidade

A Série Textos para Discussão do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), tem como objetivo a divulgação de trabalhos elaborados pelos servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de diversos temas de interesse do Estado do Ceará. Nesta seção apresentam-se trabalhos vinculados ao tema Territorialidade.