Cooperação Institucional

24 de fevereiro de 2015 - 18:14

O IPECE vem promovendo a ampliação de parcerias nacionais e internacionais com o objetivo de fomentar o intercâmbio e de aumentar e se aprofundar em pesquisas de interesse do Estado bem como na elaboração de estratégias nas áreas geosocioeconômicas.

Anipes

O Ipece é membro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – Anipes, participando da rede de informação composta pelos institutos de planejamento, pesquisa e estatística do país.

Atualmente são mais de 29 instituições filiadas, de norte a sul do país, reunindo instituições com diferentes naturezas organizacionais: fundações, autarquias e da administração direta, e âmbitos de governo federal, estadual e municipal.

Acordos/convênios de cooperação

São os instrumentos jurídicos que formalizam as atividades de cooperação do IPECE. De acordo com a legislação vigente e a política de cooperação do Instituto, pode-se formalizar parceria através de acordo genérico acompanhado de termo aditivo e plano de trabalho ou por meio de convênio específico acompanhado do respectivo plano de trabalho.

A vigência dos documentos não poderá exceder o período de 5 (cinco) anos; podendo ser prorrogado por acordo entre os participantes.

Convênios, Acordos e Cooperação Técnica vigentes:

• Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /ASSEMBLÉIA/ IBGE

Objetivo: Estabelecimento de normas e procedimentos entre o Estado do Ceará, por intermédio do IPECE, com a interveniência da ALCE, e o IBGE, visando os trabalhos referentes à consolidação da divisão político-administrativa dos municípios do Estado do Ceará.

Vigência: 27/02/2014 a 26/02/2019 publicado no DOE em 03/04/2014

Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /SDA

Objetivo: Estabelecer a participação do IPECE no suporte técnico especializado para construção do sistema de monitoramento e avaliação do Projeto Paulo Freire, servindo como instrumento gerador de relatórios e informações que possam auxiliar ou orientar na tomada de decisão no Estado.

Vigência: 05/08/2013 a 27/06/2019 publicado no DOE em 14/04/2014

Parcerias:
São parceiros do IPECE as seguintes instituições com as quais mantivemos no passado ou mantemos atualmente intercâmbio formal ou informal:

Parceiros Internacionais:

Agência Sueca de Desenvolvimento e Cooperação – SIDA

Rede de Pesquisa para o Desenvolvimento GDNET, Global Development Network, ligado ao Banco Mundial, nos E.U.A
University of Illinois at Urbana – Champaign – UIUC

World Bank

Parceiros Nacionais:

Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa  e Estatística – ANIPES

Banco do Nordeste do Brasil S/A

Banco Bradesco S/A