Índice de Desenvolvimento Social

13 de maio de 2014 - 13:02

Este índice propõe uma metodologia para avaliar os níveis de desenvolvimento social do Ceará e de seus municípios como ponto inicial para a implementação de um sistema de inclusão social no Estado.

O desenvolvimento social é analisado aqui se considerando dois aspectos básicos, a oferta de serviços públicos na área social e indicadores de resultados. Para cada um desses aspectos, propõe-se um índice sintético que contempla seis dimensões fundamentais: educação, saúde, condições de moradia, segurança pública, emprego e renda, e desenvolvimento rural. De posse dos cálculos desses índices, então, será possível identificar quais são os fatores de oferta que mais influenciam os resultados em geral ou em relação a cada dimensão considerada.

Ademais, a partir dos resultados obtidos, será também possível direcionar de forma mais eficiente a oferta futura de serviços sociais através da definição de metas e programas sociais visando, em última instância, a melhoria das condições de vida da população cearense.

 

Publicações disponíveis:

Índice de Desenvolvimento Social 2012-2015
Índice de Desenvolvimento Social  2008
Índice de Desenvolvimento Social 2009
Índice de Desenvolvimento Social  2008
Índice de Desenvolvimento Social 2008
Índice de Desenvolvimento Social  2007
Índice de Desenvolvimento Social 2007
Inclusão Social na Ótica da Gestão por Resultados: A Experiência do Ceará
Inclusão Social na Ótica da Gestão por Resultados: A Experiência do Ceará
O desafio da construção de uma política de desenvolvimento social operacional: a experiência do Ceará