Índice de Desenvolvimento Social

 

Este índice propõe uma metodologia para avaliar os níveis de desenvolvimento social do Ceará e de seus municípios como ponto inicial para a implementação de um sistema de inclusão social no Estado.

O desenvolvimento social é analisado aqui se considerando dois aspectos básicos, a oferta de serviços públicos na área social e indicadores de resultados. Para cada um desses aspectos, propõe-se um índice sintético que contempla seis dimensões fundamentais: educação, saúde, condições de moradia, segurança pública, emprego e renda, e desenvolvimento rural. De posse dos cálculos desses índices, então, será possível identificar quais são os fatores de oferta que mais influenciam os resultados em geral ou em relação a cada dimensão considerada.

Ademais, a partir dos resultados obtidos, será também possível direcionar de forma mais eficiente a oferta futura de serviços sociais através da definição de metas e programas sociais visando, em última instância, a melhoria das condições de vida da população cearense.

 

Publicações disponíveis:

 

Índice de Desenvolvimento Social 2012-2015
Índice de Desenvolvimento Social 2009
Índice de Desenvolvimento Social 2008
Índice de Desenvolvimento Social 2007
Inclusão Social na Ótica da Gestão por Resultados: A Experiência do Ceará
O desafio da construção de uma política de desenvolvimento social operacional: a experiência do Ceará