Boletins

22 de março de 2013 - 19:09

Análise Conjuntural

Propõe-se fazer o acompanhamento, de curto prazo, da evolução econômica do estado do Ceará e a realizar uma análise de seus principais setores, através de indicadores macroeconômicos e específicos.

Boletim do Agronegócio

O IPECE busca apresentar estudos setoriais que discutem a importância do agronegócio no desenvolvimento econômico do Estado, analisando seu dinamismo tecnológico, evolução e reestruturação econômica, social e ambiental com base na geração de emprego e renda, divisas, abastecimento interno, competitividade, eficiência e organização, dando subsídio aos tomadores de decisão sobre seus desafios e potencialidades.

Boletim do Comércio Exterior

O referido documento aborda o desempenho do comércio exterior cearense levando em consideração as exportações e importações com seus destaques, em termos de produtos, países de destino e de origem, principais empresas e municípios, fazendo, quando necessário, comparações com os resultados do país e da região Nordeste.

Boletim de Conjuntura Industrial

O Boletim de Conjuntura Industrial tem como objetivo oferecer uma avaliação da indústria cearense apoiada em um conjunto selecionado de indicadores que possibilitam uma melhor leitura do desempenho industrial do estado, complementando as informações mensais do Radar da Indústria. Assim, são analisados trimestralmente indicadores da produção física (IBGE), o Produto Interno Bruto Industrial (IPECE), o consumo de energia elétrica (COELCE/CE), o saldo de empregos formais (CAGED/MTE) e o número de horas pagas na indústria de transformação (IBGE). São relacionadas, ainda, informações de ICMS (SEFAZ/CE) e comércio exterior dos produtos industriais (MDIC).

Boletim do Comércio Varejista do Ceará

O referido documento aborda o desempenho do comércio varejista cearense levando em consideração a situação macroeconômica do Estado, o comportamento setorial e a sua influência no mercado de trabalho e na arrecadação do ICMS. Esse documento divulga também o Índice do Comércio Varejista Ampliado, que agrega aos índices do Varejo as atividades de material de construção e automobilística (Veículos, motocicletas, partes e peças). A divulgação do Desempenho do Comércio Varejista Cearense procura atender a demanda do setor público e privado por informações de curto prazo do setor terciário.