Política industrial do Ceará e projetos do Fecop são temas abordados na nova edição do Boletim de Gestão Pública

13 de junho de 2022 - 10:59

“Instituições e a política industrial do Ceará: interiorizando o setor”, que tem como autores Maria Daniele Cruz dos Santos e Jorge Nogueira de Paiva Britto, e  “Monitoramento físico de projetos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Estado do Ceará: fundamentos, operacionalização e resultados”, de José de Lima Freitas Júnior, Valberg Barbosa Cavalcante, Notlin de Araújo Almeida e Shirly de Melo Guimarães, compõem a edição 27ª do Boletim de Gestão Pública (2022) que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep).

O primeiro artigo aponta que a política industrial capitaneada pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) não foi capaz (sozinha) de ampliar a interiorização de indústrias no Ceará e que, para alcançar esse objetivo, os governos estaduais lançaram mão da institucionalização de outros mecanismos que direcionaram as plantas industriais para o interior do estado. O trabalho destaca o papel da mudança institucional no contexto da política industrial na esfera subnacional e faz-se um contraponto com o caso cearense. Os autores, através do Índice de Concentração Normalizado (ICN) identificam onde estão as concentrações industriais do estado e concluem que a ampliação de empreendimentos industriais no interior do Ceará é a resultante de uma combinação de mecanismos institucionais e que é chegada a hora de uma possível revisão na atual política tratada pelo FDI.

Já o segundo artigo contextualiza os fundamentos, a operacionalização e os resultados relativos ao monitoramento físico dos projetos fomentados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), e tem como finalidade demonstrar a funcionalidade orgânica e os desdobramentos decorrentes da utilização desse importante instituto instrumental. De acordo com os autores, o trabalho tem como propósito fornecer informações que sintetizam uma experiência exitosa, firmada no pragmatismo científico inclusive, a demonstrar um modelo capaz de se ocupar no pronto cumprimento da missão institucional de realizar, periódica e sistematicamente, a mensuração dos resultados almejados por cada projeto. Isso a partir de um acompanhamento metodologicamente estabelecido e que revele os níveis alcançados em todos os resultados, a orientar na tomada de decisões mais acertadas.

PUBLICAÇÃO

O Boletim de Gestão Pública do Ipece, que é uma publicação trimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas. Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibida a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep), e Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico da Digep, como colaborador.

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 27 / 2022.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509