Aumentar texto Diminuir texto
Gestão pública do Governo do Ceará é modelo para o Brasil, afirma economista Ana Carla Abrão
Qua, 28 de Março de 2018 07:08

“O Ceará está fazendo, sem dúvida alguma, a melhor gestão pública do país. Por isso, é um modelo. É um exemplo para o Brasil”. A afirmação é da doutora em economia Ana Carla Abrão Costa, que abordou o tema “Eficiência da Maquina Pública do Brasil” na nona edição do Fórum Ceará em Debate, realizada, na última sexta-feira (23), no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O evento reuniu economistas, estudantes, analistas de políticas públicas, funcionários públicos e secretários de Estado, dentre eles Maia Júnior, da Seplag, e Mauro Filho, da Sefaz/CE).

Para a economista, o Ceará é um estado cada vez mais moderno, “que já está colhendo os frutos e os resultados de uma política consistente e que, definitivamente, tem uma pauta que é transformadora”. Ela ressaltou que o Ceará é modelo não apenas na gestão fiscal, mas em muitos outros setores, como educação, gestão de pessoal, etc. “É um modelo de gestão pública de modo geral” - frisou, acrescentando que o Estado está recuperando conceitos fundamentais para sucesso de qualquer iniciativa. Na gestão de pessoas – inclusive – o Estado trabalha para prestar melhor serviço, focando no cidadão e não na máquina.

A palestrante do Fórum Ceará em Debate é sócia da Oliver Wyman e presidente do Conselho de Gestão do Município de São Paulo. E Doutora em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP – São Paulo) com a Tese “Ensaios em Microeconomia Bancária”, que foi duplamente premiada com o Haralambos Simeonidis 2004 de melhor tese de doutorado em Economia (mais importante premiação acadêmica em Economia no Brasil) e o Prêmio Febraban de Melhor Contribuição para o debate sobre microeconomia bancária em 2004. Fez mestrado em Economia na Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE/FGV – Rio de Janeiro), com a dissertação “A Regulação Bancária no Brasil”.

FÓRUM

O Fórum Ceará em Debate, que completa sua nona edição, é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio do Governo do Estado. A primeira edição do Fórum Ceará em Debate foi em agosto de 2017, com a palestra do secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, Francisco de Queiroz Maia Júnior, que falou sobre “O Ceará Precisa de um Novo Modelo de Desenvolvimento?”. O segundo encontro foi com Eudoro Walter de Santana, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), secretário Executivo do Conselho da Cidade de Fortaleza e Coordenador do Pacto Por Um Ceará Sustentável.

Já a terceira edição foi com Mauro Filho, titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/Ceará), que falou sobre “A crise do federalismo brasileiro e seu reflexo no Ceará”; o quarto foi com o professor Flavio Cunha, que proferiu palestra sobre o tema "A Economia do Desenvolvimento Humano na Infância e na Adolescência”. A quinta foi com o ex-ministro Ciro Gomes e o professor Luiz Guilherme Schymura, presidente do IBRE/FGV.  A sexta edição ocorreu em janeiro deste ano, e teve como tema "Avaliação dos Setores Dinâmicos da Economia Cearense a partir da Nova Matriz Insumo Produto do Ceará”, abordado por Roberto Luís Olinto Ramos, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A sétima edição foi com Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). Ele abordou o tema “O problema da segurança pública no Brasil e seus reflexos nos estados”, em 20 de fevereiro. A oitava edição teve como palestrantes Economista Cláudio Frischtak, consultor do Banco Mundial, e o professor Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), dia 7 de fevereiro.

Abril 2018