Aumentar texto Diminuir texto
Mauro Filho aborda crise do federalismo fiscal no Brasil e seu reflexo no Estado no Fórum Ceará em Debate, nesta sexta, no Ipece
Qua, 13 de Setembro de 2017 08:25

O economista Mauro Filho, secretário da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), aborda o tema “A crise do federalismo fiscal brasileiro e seu reflexo no Ceará” em mais um Fórum Ceará em Debate, que acontece nesta sexta-feira (15), às 09h30min, no auditório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. Criado pelo Ipece e Seplag, o Fórum tem o apoio da Escola de Gestão Pública (EGP) do Ceará. O Instituto fica no Edifício Seplag, térreo, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, bairro Cambeba.

É a terceira edição do Fórum Ceará em Debate, que teve início em 28 de agosto com palestra do secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, Francisco de Queiroz Maia Júnior, que falou sobre “O Ceará Precisa de um Novo Modelo de Desenvolvimento?”. O segundo encontro foi com Eudoro Walter de Santana, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), secretário Executivo do Conselho da Cidade de Fortaleza e Coordenador do Pacto Por Um Ceará Sustentável, no último dia 1º.

O professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, afirma que o Fórum é de suma importância, pois permite o debate de temas fundamentais para o desenvolvimento do Ceará sob o ângulo não somente do Governo, já que é aberto para toda a sociedade. Dessa forma, permite várias visões sobre um mesmo assunto, o que proporciona, sem dúvida alguma, a apresentação de novas idéias. “Consideramos o momento fundamental para discutir, de forma democrática e transparente, os novos rumos para o Estado” - observa.

CURRÍCULO

Carlos Mauro Benevides Filho é formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Ph.D na mesma área pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. Em outubro de 1985 foi aprovado em concurso público para ingressar no quadro acadêmico do Curso de Mestrado e Doutorado em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atualmente exerce as funções de Professor. Entre seus trabalhos acadêmicos publicados estão "Background Familiar e a Distribuição de Renda no Brasil", Revista Econômica do Nordeste, Abril/junho,vol.18,1987; "Income Distribution in Brazil: 1970 – 1980 compared" , Vanderbilt University Press, maio de 1985. Publicou ainda, de 1986 a 2010, livros com a avaliação do processo eleitoral cearense.

Na área administrativa exerceu cargos como os de Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretário do Planejamento e Coordenação do Governo do Estado, Secretário da Casa Civil, Secretário da Administração e Secretário da Fazenda. De 1990 a 2010 foi reeleito – sucessivamente - Deputado Estadual. Em 2007 foi convidado pelo Governador Cid Gomes para gerir a pasta da Secretaria Estadual da Fazenda, sendo reconduzido a mesma em 2011, para continuar o trabalho de reduzir a carga tributária incidente sobre a população menos favorecida e elevar a capacidade de investimento do Estado. Em janeiro de 2015, sob o comando do Governador eleito, Camilo Santana, reassumiu para uma terceira gestão, a Fazenda Estadual, completando em 2017 seu décimo primeiro ano a frente da pasta.

Setembro 2017