Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Artigo de técnicos do Ipece é indicado para a revista Gestão e Secretariado em congresso realizado em Santa Catarina
Ter, 12 de Setembro de 2017 10:18



O artigo “Efeitos intersetoriais e transversais e seus impactos sobre a efetividade das políticas públicas no Ceará”, de autoria de Claudio André Gondim Nogueira (Ipece) e Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte (Unifor) foi indicado para publicação na Revista Gestão e Secretariado (GESEC) na modalidade Fast Track. O trabalho, juntamente com os artigos: “A manutenção do sistema previdenciário afeta a sustentabilidade fiscal do governo? Um estudo de caso do governo do Estado do Ceará”, de Paulo Araújo Pontes (Ipece); e “Uma avaliação crítica do direcionamento dos recursos e da focalização das políticas de combate à pobreza no Ceará”, de Claudio André Gondim Nogueira (Ipece) e Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte (Unifor), foram apresentados durante o Iº Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público (CIDESP), que foi realizado, de 04 a 06 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina. Todos os autores são técnicos da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) no Ipece.



O trabalho que vai ser publicado na revista, de acordo com Cláudio Nogueira, defende que a transversalidade e a intersetorialidade são importantes para haver políticas públicas mais efetivas. Então, identificar em que circunstâncias esses efeitos intersetoriais e transversais ocorrem é fundamental. Assim, foram considerados dois arcabouços teóricos relacionados à pobreza e à atratividade, propondo-se a integração dos mesmos para se captar os efeitos existentes. A estimação econométrica de duas equações aparentemente não relacionadas, considerando dados para os municípios cearenses, obteve resultados interessantes evidenciando, por exemplo, que o crescimento econômico e as políticas públicas que o estimulam, além de favorecerem a redução dos níveis de pobreza, também, podem elevar a atratividade de determinado município cearense.



Por outro lado – explica -, iniciativas que estimulam a urbanização e a requalificação dos espaços em certa localidade, elevam sua atratividade e, também, favorecem a redução da pobreza. Ele ressalta que a necessidade de se pesquisar como as características do local e de sua população podem afetar a efetividade das políticas a serem implementadas. Outro ponto fundamental levantado é que as variáveis contempladas explicaram apenas parcialmente a redução da pobreza e a atratividade, indicando que ainda há fatores adicionais a serem considerados. O artigo completo pode ser acessado no link: http://cidesp.com.br/index.php/Icidesp/1cidesp/paper/view/287/65. Os demais trabalhos: “Uma avaliação crítica do direcionamento dos recursos e da focalização das políticas de combate à pobreza no Ceará” e “A manutenção do sistema previdenciário afeta a sustentabilidade fiscal do governo? Um estudo de caso do governo do estado do Ceará” nos links http://cidesp.com.br/index.php/Icidesp/1cidesp/paper/view/291/88 e http://cidesp.com.br/index.php/Icidesp/1cidesp/paper/view/118/103, respectivamente.



Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509

 

Calendário

Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30