Aumentar texto Diminuir texto
Ipece apresenta políticas públicas desenvolvidas pelo Ceará e conhece programas sociais tocados no Chile
Seg, 04 de Setembro de 2017 10:07
“Centros de Pensamento Regional no Brasil: Instrumentos Estratégicos para o Desenvolvimento. A experiência do Ceará" é o tema que diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), aborda durante palestra para diretores e acadêmicos dos Centros de Estudos Regionais de Universidades Chilenas; autoridades do Governo; parlamentares; conselheiros regionais; fundações relacionadas ao desenvolvimento econômico e social; entidades empresariais e outras instituições ligadas à temática. O Instituto é um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. Os principais programas sociais do Chile também vão ser conhecidos pelos integrantes da comitiva cearense.

O professor Flávio Ataliba é um dos participantes da comitiva do Governo do Ceará, tendo à frente a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, que viajou neste domingo (03) a Santiago, no Chile, para participar do Taller Think Tank Regional (no caso, do Ipece), promovido pela Fundación Chile Descentralizado, que começou hoje e termina na próxima quarta-feira (06). Participam também do grupo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; o secretário chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, e o economista do Ipece Jimmy Oliveira. O convite para visitar o Chile partiu de Heinrich Von Baer, coordenador Programa Institucionalidade e Políticas Públicas Regionais e presidente da Fundação Chile Descentralizado.

O professor Flávio Ataliba afirma que a visita é uma troca de conhecimento, pois ao mesmo tempo que o trabalho do Ipece vai ser exposto, cuja missão é propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Ceará, através da geração de conhecimento, informações geo socioeconômicas e assessoria ao governo estadual em suas decisões estratégicas,  os programas implementados pelo Chile vão ser mostrados. Aliás, de acordo com o dirigente do Instituto, objetivo principal do grupo é conhecer os programas sociais desenvolvidos pelos chilenos, especialmente no combate a pobreza infantil.

O Governo do Ceará – observa Ataliba - pretende lançar, no próximo mês, a primeira parte de um grande programa - que está sendo trabalhado, inclusive, pelo Ipece – que tem por objetivo aportar recursos para as famílias com criança na faixa da extrema pobreza: o Mais Infância. “E o Chile, que já tem uma experiência de muitos anos do programa que estamos para implantar no Ceará, inclusive sendo referencial para vários países da América Latina, como México, Colômbia e Costa Rica, vai nos mostrar toda a parte operacional e os resultados obtidos” – frisa.

Todos da comitiva, segundo Ataliba, vão conhecer de perto a experiência do Chile, identificando os acertos e dificuldades por eles enfrentadas. “Isso encurta nosso caminho e torna muito mais efetiva a ação do programa. Evidentemente que não podemos desenvolver uma política tal qual tocada lá no Chile, pois existem particularidades, já que a realidade é bem distinta, a começar pelo frio em determinadas épocas no país andino. Mas a espinha dorsal pode ser perfeitamente tocada, observadas as adaptações necessárias – concluiu.

Setembro 2017