Aumentar texto Diminuir texto
Ipece apresenta metodologia do Projeto Atlas de Divisas em audiência pública na Serra da Ibiapaba

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) participou de Audiência Pública, coordenada pela Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores de São Benedito, oportunidade onde foi apresentada a metodologia do Projeto Atlas de Divisas Georreferenciadas dos municípios cearenses pelos colaboradores do Instituto, Cleyber Nascimento de Medeiros e Jader Ribeiro de Lima.  A audiência pública, realizada na última quarta-feira (08), contou com a participação de prefeitos, vereadores, técnicos de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu, dentre outros.

Na oportunidade também foi apresentado pelo Ipece o limite do estado do Ceará com o Piauí, envolvendo uma área territorial de aproximadamente 2.820 km², que atualmente está sendo avaliado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), devido uma ação impetrada pelo estado do Piauí na suprema corte. Durante a audiência pública, os gestores municipais avaliaram os Mapas de Divisas Municipais Preliminares entregues no âmbito do Projeto Atlas, solicitando alguns ajustes que serão avaliados pelo Ipece, IBGE e Assembleia Legislativa.

A próxima etapa do projeto na região da Ibiapaba contemplará reuniões técnicas objetivando a atualização das divisas municipais, citando, por exemplo, os limites entre Guaraciaba do Norte e Ipu, Tianguá e Ubajara, Carnaubal e São Benedito, Ubajara e Ibiapina, entre outros. O Atlas de Divisas analisa os limites de forma técnica, almejando solucionar problemas vivenciados pelos administradores municipais, garantindo assim a segurança jurídica necessária para que sejam implementadas ações públicas, assim como o planejamento e a gestão territorial objetivando o desenvolvimento dos municípios.

11.08.2017

Pádua Martins