Aumentar texto Diminuir texto
IPECE divulga o IDM 2014, instrumento para diagnósticos e poderá orientar políticas públicas municipais.

Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) - Ceará 2014

O Desenvolvimento Econômico constitui o principal objetivo de qualquer governante, seja de país, estado ou município. Entretanto, é importante considerar que este é um conceito dinâmico, que vem se adaptando ao longo do tempo, principalmente nas últimas décadas. No caso, o Desenvolvimento Econômico deixou de ser representado pelo simples crescimento da renda per capita e passou a contemplar ambições por avanços em outras dimensões. Mais especificamente, percebeu-se que a elevação da renda per capita não conduz necessariamente a uma melhor distribuição dos rendimentos, não significa melhor acesso aos serviços de educação e saúde, e nem mesmo representa ganhos de produtividade, que deveria ser sua causa mais direta. O Desenvolvimento Econômico passou a significar uma melhoria nas condições de vida das pessoas em diversos aspectos, transformando-se na busca pela melhoria do bem-estar da população. Como consequência disso, as medidas de desenvolvimento econômico tiveram que incorporar outros aspectos e, portanto, se tornaram multidimensionais.

Nesse contexto, o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) carrega em sua essência a ideia de uma análise multidimensional, que por meio de técnicas estatísticas traduz o nível de desenvolvimento relativo de cada um dos municípios cearenses em um indicador sintético. Ao todo são trabalhados 30 indicadores agrupados em quatro grupos ligados a aspectos fisiográficos, fundiários e agrícolas; demográficos e econômicos; de infraestrutura de apoio; e sociais.
Esta característica faz do IDM um índice que pode ser amplamente utilizado no acompanhamento das condições de desenvolvimento dos municípios cearenses, constituindose, assim, em um instrumento para diagnósticos e de referência para a proposição e orientação de políticas públicas.

Ciente da importância desse indicador para o Estado do Ceará, o IPECE calcula o IDM com o objetivo de disseminar informações relevantes para a política de desenvolvimento do Estado do Ceará. A presente edição do relatório apresenta o IDM calculado para um conjunto de indicadores disponíveis para o ano de 2014.

Acesse: Acesse: Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) - Ceará 2014

Decembro 2017