Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Estudos de Gestão Pública

Apresentação

A Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) tem como proposta básica analisar, em uma perspectiva estratégica, aspectos diversos relacionados à gestão, às finanças e às políticas públicas. Por meio de estudos, pesquisas e assessorias, procura-se difundir avanços, conhecimentos e experiências bem sucedidas e, também, realizar diagnósticos e propostas diferenciadas para os principais problemas enfrentados pelo Governo do Estado e pelos municípios cearenses visando, em última instância, contribuir para o progresso do Ceará e para a melhoria da qualidade de vida de sua população.

Competência

Compete à Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) a gestão e o desenvolvimento das seguintes áreas de atividades:

I – Estudos e diagnósticos;
II – Assessorias técnicas;
III – Outras.

Produtos


Boletim de Finanças Públicas

Boletim sobre as finanças públicas estaduais, contendo indicadores sobre receitas, despesas, endividamento e previdência do Estado. Avaliação da performance e expectativas para o futuro.
Periodicidade: Bimestral


Farol da Economia Cearense

Este produto do Ipece surge concomitante com a nova Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) a partir das apresentações feitas ao Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (COGERF) sobre indicadores econômicos e sociais do Ceará, bem como acerca do cenário macroeconômico nacional e internacional.
O objetivo do documento é, portanto, o de disponibilizar dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias brasileira e do Ceará.
Periodicidade: Mensal


Síntese dos Indicadores Fiscais

Publicação detalhada sobre finanças públicas contendo: (i) descrição e análise dos indicadores estaduais (receitas, despesas e endividamento); (ii) avaliação comparativa da performance estadual (em relação ao Brasil, ao Nordeste e aos demais estados brasileiros); e (iii) análise das finanças dos municípios cearenses. Avaliação critica da situação e prognósticos.
Periodicidade: Anual


Índice de Esforço Fiscal dos Municípios Cearenses (IEF)

Índice que mostra os esforços de arrecadação dos municípios cearenses com base em seu potencial econômico.
Periodicidade: Anual

 


Boletim de Gestão Pública

Tem com objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas, sejam elas locais, estaduais, nacionais ou internacionais. Os temas serão desenvolvidos com base em estudos acadêmicos ou divulgados por outros meios de comunicação e, sempre que possível, será discutida a pertinência dos conhecimentos discutidos para a realidade cearense.
Periodicidade: Mensal


Apresentações ao COGERF

Apresentação sobre indicadores econômicos e sociais do Ceará, bem como acerca do cenário macroeconômico nacional e internacional, para serem efetuadas nas reuniões do Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (COGERF)
Periodicidade: Mensal


Relatório Produto-Resultado

Os Relatórios Produto-Resultado são instrumentos que procuram preencher o espaço existente entre as atividades de monitoramento e de avaliação. É uma forma de avaliação “soft” que consiste em uma análise crítica do desenho do Marco Lógico do programa e de uma análise preliminar de cruzamento dos produtos gerados com os resultados que se pretende alcançar. Nesse caso procurar-se-á identificar as chances de alcance dos impactos esperados.
Sem periodicidade definida


Relatório de Performance Setorial

São estudos temáticos relacionados à gestão pública, incluindo análises relativas ao desempenho geral ou setorial no que se refere a aspectos como economicidade, eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviços à sociedade.
Sem periodicidade definida


Assessorias Técnicas

No caso da DIGEP, em articulação com a Diretoria-Geral do Ipece, tem por objetivo: (i) assessorar, o Governo Estadual na implementação, promoção e divulgação de políticas, programas e projetos de modernização da gestão pública e na implantação e difusão do Modelo de Gestão Pública para Resultados (GPR); (ii) prestar assessoria técnica a outros Órgãos e Entidades da Administração Estadual, dos municípios e iniciativa privada, no que diz respeito à área de gestão e políticas públicas; e (iii) dar suporte à Unidade de Gerenciamento de Projeto - UGP do Ipece no que se refere às operações de crédito realizadas junto ao Banco Mundial.
Sem periodicidade definida


Enfoques

Tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense, contribuindo para a disseminação, de forma objetiva, do conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Ceará.
Sem periodicidade definida


Informes

Visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos.
Sem periodicidade definida


Textos para Discussão

Tem como objetivo a divulgação de estudos elaborados ou coordenados por servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado. As conclusões, metodologia aplicada ou propostas contidas nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista ou o endosso do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE, da Secretaria de Planejamento e Gestão ou do Governo do Estado do Ceará.
Sem periodicidade definida


Notas Técnicas

Tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, detalhando a metodologia empregada para análise de temas de interesse do Estado do Ceará.
Sem periodicidade definida

 

Calendário

Maio 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2